i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Notas Políticas

Apoio Verde

  • PorRicardo Marques de Medeiros – notaspoliticas@gazetadopovo.com.br - colaboração de Ana Carolina Nery e Taysa Dias
  • 24/10/2010 21:01
 | Hedeson Alves/Gazeta do Povo
| Foto: Hedeson Alves/Gazeta do Povo

Hoje, lideranças do Partido Verde do Paraná se reúnem em Curitiba para anunciar o apoio a Dilma Rousseff (PT). Entre os presentes, estarão o presidente do PV do Paraná, Melo Viana (foto) – que já havia declarado o apoio à candidata petista –, o vice-presidente, Aloísio Nascimento, e lideranças do PT no estado. O apoio da direção do PV é uma tentativa de diminuir a diferença de votos do tucano Serra para Dilma no estado. O Paraná é o quinto maior colégio eleitoral do Brasil, com 7,6 milhões de eleitores. No primeiro turno, o tucano fez 296.425 votos a mais no estado do que Dilma (na capital, a petista conseguiu 281.039 votos contra 468.183 de Serra). A senadora Marina Silva (PV) obteve no estado quase 1 milhão de votos, ficando com 15,91% dos votos válidos. O encontro será no Granville Park Hotel, às 16h30.

Lei da Ficha Limpa

O Supremo Tribunal Federal (STF) deve retomar o julgamento sobre a aplicação da Lei da Ficha Limpa no caso do ex-governador do Distrito Federal Joaquim Roriz na quarta-feira, ao julgar o recurso de Jader Barbalho (PMDB-PA, foto). No julgamento de Roriz, cinco ministros entenderam que a aplicação da lei deveria ser imediata e outros cinco que valeria a partir de 2012. O risco de novo empate no julgamento do recurso de Barbalho é grande, já que terá a mesma composição e número par de integrantes.

Número

10% do eleitorado deve deixar de votar no segundo turno, dia 31, em virtude do feriado de Finados (terça-feira, 2 de novembro) e do Dia do Funcionário Público (segunda-feira, 1º de novembro), segundo estimativa do cientista político da Universidade de Brasília (UnB) Leonardo Barreto. Coordendores do PT e do PSDB estão preocupados com essa possibilidade.

Campanha aberta

O Sindicato de Trabalhadores de Combate às Endemias e Saúde Preventiva (Sintsaúde-RJ) tem usado o blog oficial da entidade para fazer campanha para a petista Dilma Rousseff. O sindicato é o mesmo que promoveu a manifestação em Campo Grande, na zona oeste, quando o candidato do PSDB, José Serra, foi agredido. As notas publicadas no blog sintsauderj.blogspot.com alternam informações de interesse dos trabalhadores com mensagens a respeito da campanha presidencial, como uma chamada para o lançamento do programa de governo petista.

Programa de governo

A candidata Dilma Rousseff (PT) lança hoje, em São Paulo, seu programa de governo. O texto traz propostas genéricas, críticas ao discurso do tucano José Serra e promessas indiretas para se defender da polêmica sobre o aborto. Há também outros pontos, como o controle social da mídia, que foram contemplados nas duas versões anteriores protocoladas na Justiça Eleitoral.

Direito de resposta

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) concedeu novo direito de resposta, de um minuto, ao candidato José Serra (PSDB), no programa de Dilma Rous­­­seff (PT). A expressão "suposto caixa dois na campa­­­nha de Serra", usada para citar supos­­­to desvio de R$ 4 mi­­­lhões, noticiado pela revista IstoÉ, foi uma tentativa de contor­­­nar a primeira expres­­­são suspensa, segundo o ministro Joelson Dias.

Pinga-fogo

"Seja quem for o vencedor, o novo presidente vai pegar um país dividido. Justamente por isso é importante alguém que tenha espírito republicano."

Fernando Gabeira (PV-RJ), deputado federal, durante caminhada do presidenciável José Serra (PSDB), ontem, em Copacabana, no Rio de Janeiro.

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

    Receba Nossas Notícias

    Receba nossas newsletters

    Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

    Receba nossas notícias no celular

    WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

    Comentários [ 0 ]

    O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.