• Carregando...

Um grupo de amigos da deputada Luiza Erundina (PSB-SP) faz um jantar nesta segunda-feira (9) num tradicional hotel da capital paulista para arrecadar fundos com o objetivo de ajudar a ex-prefeita da cidade pelo PT (1989-1992). Ela penhorou seus únicos bens - um apartamento e dois carros - para pagar parte de uma dívida com a Prefeitura, de R$ 350 mil. Além disso, 10% de seu salário é retido todo mês.

Aos 74 anos, ela foi cobrada judicialmente pela única condenação de sua vida política. Trata-se da ação popular 053.89.707367-9, que corre na 1ª Vara da Fazenda Pública de São Paulo. Erundina foi acusada por usar dinheiro público para financiar publicações em apoio à greve geral de 1989. Um comunicado oficial da Prefeitura justificava os motivos pelos quais os ônibus da companhia pública não circularam naqueles dias 14 e 15 de março.

A sentença - à qual não cabe recurso, a não ser sobre o valor a ser desembolsado - acatou o argumento de que a nota não atendia ao interesse público e a prefeita feriu princípios da Constituição. O grupo de amigos organizou o jantar - convites a R$ 100 - e o movimento "Luiza apoio você", com uma conta bancária para doações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]