Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Medida provisória

Após publicação de MP, funcionários do BC encerram greve

Depois de quinze dias em greve, os funcionários do Banco Central decidiram voltar ao trabalho nesta quarta-feira. A edição de uma medida provisória pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva garantiu aos servidores reajuste salarial de 10%, acertado no fim do ano passado e que não havia sido paga até agora pela demora na aprovação do Orçamento de 2006. De acordo com o presidente do Sindicato dos Funcionários do BC (Sinal) de Brasília, Paulo Calovi, todas as unidades do banco espalhadas pelo país voltarão a funcionar nesta quarta.

A paralisação, segundo a assessoria de imprensa do BC, acabou prejudicando o atendimento ao público, além da publicação de alguns relatórios, como o de política monetária, que deveria ter saído na semana passada. Além disso, os serviços do meio circulante também pararam, mas o Banco do Brasil agiu como custodiante e garantiu o abastecimento de moeda em todo o país.

Nesta quarta, os sindicalistas terão reunião com a diretoria do BC para tratar das compensações pelos dias parados. Apenas uma reivindicação dos bancários não foi atendida pela MP, que estabelecia a obrigatoriedade de nível superior para os técnicos do BC que fossem aprovados em concursos futuros. Segundo Calovi, a idéia agora é buscar no Congresso a aprovação dessa medida.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.