• Carregando...

Os salários dos aposentados e pensionistas que recebem pela ParanaPrevidência passarão a ser pagos através de contas da Caixa Econômica Federal, a partir de março. O convênio entre a ParanaPrevidência e o banco estatal foi assinado ontem e tem validade de cinco anos.

Com a assinatura do convênio, as contas de 90 mil servidores inativos e pensionistas do Poder Executivo, Judiciário e Ministério Público, hoje pagas pelo Itaú, serão transferidas até junho para o novo banco e os salários de março já começam a ser pagos pela Caixa para aqueles que abrirem a conta nestes primeiros meses. "Estamos atendendo a determinação do governador do estado de passar a trabalhar com um banco público, sendo a Caixa uma instituição de fomento e financiamento de ações sociais, como a habitação", disse o presidente da ParanaPrevidência, José Maria Correia. O total de pagamentos dos 66 mil servidores aposentados e 24 mil pensionistas é de R$ 136 milhões mensais. Também passará para a Caixa a folha de pagamentos dos funcionários da ParanaPrevidência, de R$ 700 mil mensais.

Os aposentados e pensionistas vão receber em casa uma correspondência com orientações sobre a agência que devem procurar para abrir a nova conta. A Caixa vai oferecer a opção da abertura de uma conta corrente sem a cobrança de taxa, por um ano. Mas se preferir, o usuário pode optar por abrir somente uma conta-salário, que dá direito a um cartão do banco para saque em caixas eletrônicos e das agências.

A Caixa vai indicar a agência mais próxima da residência do inativo, ou pensionista, que deve esperar a chegada da correspondência para abrir a conta. Em todo o estado, o banco tem agências em 77 cidades e no restante funciona com rede parceira, como casas lotéricas e supermercados. Apenas na cidade de Mirasselva, no Norte do estado, não há local credenciado, mas na cidade não há nenhuma pessoa que receba pela ParanaPrevidência. Perto de 80% das pessoas que precisam abrir a nova conta moram nas maiores cidades do estado, onde há agências da Caixa.

De acordo com o vice-presidente do banco, Bolivar Taragó Moura Neto, não será preciso pressa para a transferência. "A transição das contas será feita de maneira tranqüila, com uma equipe preparada somente para atender esses novos correntistas", disse.

O banco está preparando espaços no térreo das agências para atender exclusivamente o novo grupo. Nos casos de pessoas com dificuldade de locomoção, há possibilidade da visita de funcionários da Caixa na casa dela para a abertura das contas.

As transferências das contas do Itaú para os bancos federais começou a ser feita em novembro, seguindo orientação de um decreto assinado em setembro, pelo governador Roberto Requião, que anulou o termo aditivo do contrato com o banco Itaú, que previa exclusividade do pagamento das contas do governo até 2010. Os primeiros a mudar de banco foram os servidores da ativa, que tiveram as contas transferidas para o Banco do Brasil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]