• Carregando...

Cerca de 100 aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foram impedidos de ter acesso s galerias da Câmara dos Deputados para acompanhar a sessão desta quarta-feira (17). Os seguranças da Casa formaram um cordão de isolamento e permitiram que somente um grupo de 20 aposentados subisse s galerias.

De acordo com o diretor do Departamento de Polícia da Câmara, Valério da Silva, os aposentados foram impedidos de ter acesso ao plenário devido ao comportamento deles durante a sessão do último dia 4. Hoje, os manifestantes de agruparam em frente escada que dá acesso ao Salão Verde, onde gritavam palavras de ordem e fizeram um apitaço.

Na ocasião, os aposentados cantaram o Hino Nacional e se manisfestaram contra todas as vezes em que parlamentares da base do governo subiam tribuna para falar contra o projeto de lei que iguala o reajuste das aposentadorias ao dado ao salário mínimo. Pelo Regimento Interno da Câmara, as pessoas que acompanham as sessões da Casa são proibidos de se manifestar.

A Presidência acatou nossa sugestão de impedir que eles fossem tribuna devido ao comportamento que tiveram. Hoje, houve ameaça integridade física de alguns parlamentares, justificou Valério Agência Brasil.

Segundo o presidente da Federação dos Aposentados e Pensionistas de Minas Gerais, o motivo para que os aposentados fossem impedidos de subir s galerias é a possibilidade de o deputado Fernando Coruja (PPS-SC) apresentar requerimento pedindo a votação do projeto de interesse dos aposentados.

A aposentada Ana Lúcia da Silva Domingues veio de Belo Horizonte para acompanhar a votação do projeto de lei que iguala o reajuste dos benefícios do INSS ao concedido ao salário mínimo. Para ela, a atitude da direção da Câmara é antidemocrática. Eles querem deixar subir apenas 20. Não vamos aceitar isso. Estamos todos na mesma lula, disse.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]