• Carregando...

O novo secretário da Justiça e da Cidadania, Jair Ramos Braga, foi apresentado oficialmente ontem. Ele vai substituir a Aldo Parzianello, que deixa o cargo no próximo dia 31 com o objetivo de disputar uma vaga na Assembléia legislativa em 2006. Ramos Braga é desembargador aposentado e assume a pasta em janeiro de 2006. "Tenho a certeza de que a seriedade e experiência do desembargador serão bem utilizados nesta nova gestão", declarou Parzianello, durante a apresentação.

Atarefado – Com o grande número de compromissos em Brasília, o deputado federal Gustavo Fruet não tem conseguido voltar a Curitiba para participar dos eventos do PSDB. Tanto a CPMI dos Correios quanto o Conselho de Ética apresentaram relatórios na quarta-feira. O presidente do Conselho de Ética, deputado Ricardo Izar, passou uma tarefa a Gustavo Fruet: elaborar uma proposta de mudança do Código de Ética da Câmara. Mais ágil – De acordo com Gustavo Fruet, a intenção é dotar o Conselho de Ética de instrumentos capazes de agilizar e qualificar a investigação nos processos por quebra de decoro. "Hoje, o Conselho de Ética não pode, por exemplo, quebrar sigilos fiscal e telefônico de parlamentares investigados. Também não tem prerrogativa para convocar pessoas a depor, podendo apenas fazer convites para depoimentos", explica.

No eixo – O anúncio do prefeito Beto Richa que a execução do Eixo Metropolitano será retomada em 2006 ganhou o apoio do ex-candidato a prefeito de Curitiba Osmar Bertoldi. O pefelista lembra que a obra foi uma de suas principais promessas de campanha, dando seqüência no projeto de Cassio Taniguchi. Bertoldi pretende concorrer a uma vaga na Assembléia Legislativa em 2006.

De mudança – O início da temporada de verão, atraindo boa parte da população do estado ao litoral está levando os pré-candidatos a fazerem campanha nas praias do estado. O deputado Mauro Moraes (PMDB) recebeu o apoio do prefeito de Matinhos, Francisco Carlim (PMDB), e está percorrendo os locais para pedir votos.

Cirurgia – O presidente estadual do PT, deputado André Vargas, foi submetido a uma cirurgia no esôfago na última quinta feira. O parlamentar ficou por três horas na mesa de cirurgia. Vargas deve retomar as atividades parlamentares no final de janeiro, de acordo com o médico Márcio Alexandre, do Hospital Evangélico de Londrina.

Alavanca – A pré-candidatura do senador Osmar Dias ao governo do estado serviu para dar novo fôlego ao PDT no Paraná. Segundo o presidente da sigla em Curitiba, vereador Jorge Bernardi, o partido realizou 950 novas filiações em 2005 e deve lançar 30 candidatos a deputado estadual e 20 a deputado federal, na chapa que deve contar ainda com outros aliados. Entre os novos pedetistas estão o deputado estadual Luiz Carlos Martins e o vereador Roberto Hinça e os ex-vereadores Jotapê e Elias Vidal.

De licença – O vice-prefeito de Londrina, Luís Fernando Pinto Dias, assume o cargo de prefeito de Londrina a partir da próxima segunda-feira. O prefeito Nedson Micheleti (PT) estará de licença por 14 dias e retorna em 9 de janeiro. Dias afirma que sua principal preocupação, no período, será coordenar o processo da instalação de um câmpus da Universidade Tecnológica Federal (UTF), antigo Cefet, na cidade. Doação – A deputada federal Selma Schons (PT-PR) afirma que vai doar o salário que vai receber pela convocação extraordinária do Congresso para as pastorais sociais. "Estou inconformada pela convocação extraordinária uma vez que faço parte da comissão que propõe a redução do recesso parlamentar de 60 para 45 dias", afirma. A deputada diz também que abriu mão da aposentadoria de deputada e continua contribuindo como professora da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Pinga-fogo

* A família do governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto (PMDB), participou ontem do Presépio Vivo, em Gramado.

* A primeira dama, Cláudia Rigotto, interpretou a Virgem Maria, o filho Rafael atuou como José, acompanhado da namorada, representando um anjo.

* O deputado André Zacharow (PMDB) está aproveitando o período de festas para percorrer os municípios do interior onde tem bases eleitorais.

* Segundo Zacharow, o objetivo é ouvir reivindicações das comunidades nas áreas de saúde e social.

* O governador Requião mostrou-se irritado com a multa aplicada pela Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquáticos) ao Porto de Paranaguá.

* "A multa deveria ser para o governo federal. Nós não vamos cumprir as determinações da Antaq porque ela está exigindo a privatização do Porto de Paranaguá conforme um acordo feito entre o governo Fernando Henrique e o ex-governador Jaime Lerner", disse o governador.

* O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) tem convicção que a CPMI dos Correios não vai terminar em pizza.

* "Depois de seis meses de trabalho, há muitas revelações importantes e provas documentais e testemunhais que desmontam um esquema de corrupção inusitado, complexo e sofisticado. O relator já fala no indiciamento de 100 pessoas", afirma Alvaro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]