• Carregando...
Sobrinho de Alvaro Dias tinha cargo comissionado no Senado | Pedro Serápio/Gazeta do Povo
Sobrinho de Alvaro Dias tinha cargo comissionado no Senado| Foto: Pedro Serápio/Gazeta do Povo

Funcionários dos senadores paranaenses Flávio Arns (PT) e Alvaro Dias (PSDB) estão na lista de 87 pessoas que foram exoneradas de seus cargos no Senado depois da decisão dos ministros do Supremo Tribunal Federal sobre o nepotismo no serviço público. A informação é do site Congressoem Foco, que divulgou ontem a lista de parentesco de 46 servidores exonerados no Senado com os parlamentares e funcionários de cargos de confiança.

Valéria Alves Fernandes Dias, sobrinha de Alvaro Dias, teve de deixar o cargo que exercia junto à presidência do Senado. Segundo a assessoria de imprensa do senador, Valéria teria sido indicada pelo próprio presidente da Casa, Garibaldi Alves (PMDB-RN). A assessoria informou ainda que desde a resolução da súmula do STF, Dias já havia pedido para que a sobrinha fosse exonerada.

O sobrinho da mulher de Arns, Marco Aurélio Bonoato, que trabalhava como assessor técnico do gabinete do senador, em Curitiba, também teve de deixar o cargo. Na lista, não consta nenhum funcionário do senador Osmar Dias (PDT).

Dos parlamentares que tiveram parentes exonerados, sete fazem parte da família do senador Efraim Morais (DEM-PB), primeiro-secretário da Casa. Outro destaque é o diretor-geral do Senado, Agaciel Maia, que teve de exonerar a mulher e a cunhada.

Depois de tentar uma manobra para manter os parentes de senadores em cargos de confiança na Casa, o Senado recuou e passou a cumprir a súmula antinepotismo do STF. Na última quinta-feira, a Câmara dos Deputados anunciou que 102 funcionários tiveram de deixar o cargo por nepotismo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]