Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Contas bancárias

Assembleia vai abrir licitação para folha de pagamento

“A folha de pagamento tem de passar por processo de licitação pública. Com essa medida, estamos fazendo o direcionamento correto dos recursos ao cumprir irrestritamente a lei.” Plauto Miró, primeiro-secretário  da Assembleia | Nani Gois/Alep
“A folha de pagamento tem de passar por processo de licitação pública. Com essa medida, estamos fazendo o direcionamento correto dos recursos ao cumprir irrestritamente a lei.” Plauto Miró, primeiro-secretário da Assembleia (Foto: Nani Gois/Alep)

A Assembleia Legislativa do Paraná anunciou ontem o cancelamento do convênio com o Itaú e o HSBC para a operação das contas bancárias da Casa e dos servidores. Com a decisão, o gerenciamento das contas do Legislativo será repassado a um banco estatal – Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal. Já a administração da folha de pagamento dos funcionários, que envolve cerca de R$ 14 milhões, passará por licitação. A expectativa da Mesa Executiva é conseguir um "valor significativo" com a medida.

De acordo com o primeiro-secretário da Assembleia, Plauto Miró (DEM), as mudanças serão feitas para que a Casa atue dentro do que determina a legislação brasileira. No caso da conta bancária da Casa, a Consti­­tuição Federal determina que os recursos sejam geridos por um banco estatal. "Após reuniões com o Banco do Brasil e a Caixa, faremos a mudança da nossa conta patrimônio de imediato", revelou.

Em relação às contas dos 2,1 mil servidores – efetivos, aposentados, pensionistas, adidos e comissionados –, a procuradoria da Assembleia considerou irregular o fato de o repasse ao Itaú e ao HSBC ter sido feito em 2007 por meio de um "termo de autorização de uso e convênio de cooperação técnica". "A folha de pagamento tem de passar por processo de licitação pública. Com essa medida, estamos fazendo o direcionamento correto dos recursos ao cumprir irrestritamente a lei", justificou Plauto.

Em junho deste ano, o governo do Paraná lucrou R$ 500 milhões para o Banco do Brasil manter as contas dos 151 mil funcionários do Executivo estadual pelos próximos cinco anos. "Até concluirmos a licitação, nos primeiros meses do ano que vem, a folha de pagamento continuará com Itaú e HSBC", explicou Plauto. "E quem vencer o processo terá de ressarci-los proporcionalmente ao prazo do convênio assinados com os dois bancos, que iria até o fim de 2012."

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.