• Carregando...

"Estou convencido de que o PAC é mais uma sigla do arsenal pirotécnico do governo federal, reedição do velho simulacro do espetáculo do crescimento’."

Alvaro Dias (PSDB), senador, sobre o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC).

Assessor – O ex-deputado estadual José Maria Ferreira (PMDB) foi contratado nesta semana para ser assessor da presidência da Assembléia Legislativa. Ele vai ajudar Nélson Justus a melhorar o sistema de informática da Casa. Segundo Justus, que foi presidente da Casa em 2000, na época Ferreira já havia iniciado um trabalho para melhorar o sistema de informática da Assembléia e, como ex-deputado, sabe exatamente o que os parlamentares precisam.

Cabeça – O partido com a maior bancada da Câmara Municipal, o PSDB, ficou com a presidência da Comissão que mudará a Lei Orgânica de Curitiba. O nome indicado para presidente pelos tucanos foi o do vereador Celso Torquato. A segunda maior legenda do Legislativo – o PDT – ficou com a relatoria, entregue a Jorge Bernardi.

CPI – Com a instalação da CPI das ONGs no Congresso Nacional, o deputado estadual Fábio Camargo (PTB) acredita que vai ficar mais mais fácil a instalação da versão estadual da comissão. A CPI proposta pelo deputado tem o apoio da bancada governista e pretende investigar as relações do poder público com o terceiro setor e o repasse de dinheiro público para as instituições. A CPI está na fila junto a outros seis pedidos que foram apresentados pela base do governo.

Dupla – O presidente estadual do PTB, Alex Canziani, está comemorando a indicação de Walfrido Mares Guia ao Ministério das Relações Institucionais. "Foi um gol de placa do presidente Lula, será um grande interlocutor com o próprio Congresso", prevê. Já no caso da indicação do deputado federal Odílio Balbinotti para o Ministério da Agricultura, Canziani considera a situação mais delicada. "O Paraná tem de se unir porque ele é bom para agricultura e para o estado."

Atrai – O anúncio pelo governo federal da construção de seis novas escolas técnicas no Paraná está fazendo com que as lideranças do Paraná se mobilizem para atrair as obras. O ex-deputado federal Luciano Pizzatto disse que vai mobilizar a Região Sul do estado para reivindicar ao Ministério da Educação que a escola seja instalada em União da Vitória. A região, segundo ele, foi esquecida e a escola técnica atenderia parte de Santa Catarina e resgataria uma dívida social da região.

Isolado – Políticos próximos a Beto Richa ficaram surpresos com a troca do presidente do Ippuc, mas garantem não ser o início de uma reforma no secretariado. A reforma não está descartada, mas Luiz Henrique Fragomeni saiu por outro motivo: é muito ligado a Forte Netto, que não esconde a sua vontade de ser candidato novamente a prefeito de Curitiba.

Piso – O governador Roberto Requião disse ontem para diretores da Força Sindical que vai convocar as centrais sindicais e a liderança do governo na Assembléia Legislativa para discutir e fixar o novo piso mínimo regional. Requião diz que quer aumentar o piso regional o máis rápido possível.

Ceasa – O secretário da Agricultura, Valter Bianchini, dará posse aos quatro novos diretores da Ceasa na segunda-feira. O novo diretor-presidente é Antônio Comparsi de Mello, que foi chefe do Núcleo Regional da Secretaria da Agricultura em Umuarama. A direção foi mudada depois de denúncias de desvio de salário de funcionários.

Improbidade – O Ministério Público protocolou ontem ação civil pública por ato de improbidade administrativa contra o prefeito de Nova Tebas, Djalma Ferreira de Aguiar. Segundo a promotoria, o município teria deixado de repassar a uma instituição financeira, com a qual havia firmado convênio, valores já descontados da folha de pagamento.

Pressa – O deputado Antônio Belinati (PP) vai apresentar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC), que estabelece prazo máximo de 12 meses para o Tribunal de Contas julgar as contas da administração municipal e estadual. O novo regimento interno do Tribunal prevê parecer das contas municipais em um ano. As demais contas da administração municipal são julgadas no mesmo ano do recebimento.

Pinga-fogo

A Agência Estadual de Notícias ressaltava ontem que será encerrado hoje o torneio de futebol de salão "Copa Governador Roberto Requião", com jogos em Cascavel e Toledo ••• E o vencedor receberá o troféu pessoalmente das mãos do presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde, que está fazendo jus à nomeação e mostrando serviço ••• Ele explica que o motivo da competição é festejar a duplicação da estrada Cascavel–Toledo ••• O vereador Tico Kuzma (PPS) diz que a série de crimes de abuso de poder praticados por policiais é resultado da falta de planejamento para a segurança pública do Paraná ••• "Nossos policiais vivem sobrecarregados, ganham pouco, e o nível de estresse é elevadíssimo", disse o vereador.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]