• Carregando...

O assessor para Assuntos Internacionais da Presidência da República, Marco Aurélio Garcia, disse nesta quarta-feira que o Brasil apóia um acordo político para que seja reconhecida a vitória do candidato René Preval na eleição do Haiti. Garcia ressaltou que essa é uma decisão a ser tomada pelos haitianos, mas defendeu que Préval faça um gesto em direção às outras forças políticas e inicie uma negociação para tentar dar fim ao clima tenso instalado no país e evitar uma "explosão popular".

Garcia não quis definir uma data para a missão militar brasileira deixar o Haiti, mas admitiu que essa missão já teve um "custo material e político para o governo, com certas incompreensões".

- O ideal seria se os candidatos, além de reconhecer sua derrota, reconhcessem que isso configura claramente a vitória de Préval. Tendo em vista o clima no país, essa seria a melhor solução. Mas para esse convencimento é preciso um gesto de Préval em direção às outras forças políticas. Se o Prevál efetivamente fizer um gesto nessa direção, as coisas podem ser facilitadas - disse.

Marco Aurélio disse que Préval foi aconselhado pelos negociadores a evitar declarações polêmicas, como aquele de afirmar que houve fraude e de pedir que seus apoiadores permanecessem nas ruas.

- Préval não deve jogar mais lenha na fogueira. Há risco de haver um "debordamento" popular - disse ele.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]