Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Crise

Assessor de Palocci depõe na CPI dos Bingos

Senador Efraim de Morais, presidente da comissão, suspeita que houve tráfico de influência no Ministério da Fazenda

O presidente da CPI dos Bingos, senador Efraim Morais (PFL-PB), afirmou nesta terça-feira que o depoimento do assessor especial do Ministério da Fazenda Ademirson Ariovaldo da Silva mostra que houve tráfico de influência no ministério. Para o senador, os encontros de Adermirson com os ex-assessores de Palocci Vladimir Poleto, Rogério Buratti e Juscelino Dourado na casa do Lago Sul, bairro nobre de Brasília, agravam a suspeita. A casa foi alugada por Poleto por R$ 10 mil mensais para servir de escritório.

- Não tenho a menor dúvida que de essa relação existiu e continua existindo - afirmou Efraim Morais.

Segundo o senador, a quebra de sigilo telefônico de Barquete e Poleto mostra que houve mais de quatro mil telefonemas entre os dois e Ademirson e Buratti. Buratti denunciou o suposto esquema de caixa dois em Ribeirão Preto, Barquete é acusado de ter carregado o dinheiro obtido de cobrança de propina, Poleto teria participado da negociação envolvendo dólares de Cuba e Dourado foi chefe de gabinete de Palocci.

- Estamos falando de mais de quatro mil telefonemas. Está clara a conexão, a influência entre os assessores e uma amizade muito estranha. Depois da primeira denúncia, os telefonemas diminuíram. Ele (Ademirson) não sabia de nada, não trabalhava, só recebia telefonemas - disse Morais.

No depoimento na CPI dos Bingos, Ademirson disse que algumas ligações que recebeu de ex-assessores de Palocci suspeitos de envolvimento em esquemas de corrupção foram feitas para o seu telefone com o objetivo de falar com o ministro. Entre essas ligações estão algumas de Buratti e Barquete. Ademirson negou, no entanto, saber de qualquer esquema de corrupção na gestão de Palocci.

O assessor também explicou as mais de 1.400 ligações do economista Vladimir Poleto, acusado de transportar dólares vindos de Cuba para a campanha do PT. Segundo ele, os dois são muito amigos e todas as ligações foram de caráter pessoal.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.