Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Estação Espacial

Astronauta brasileiro vai para o espaço em março de 2006

O tenente-coronel Marcos César Pontes parte rumo à Estação Espacial Internacional no dia 22 de março, segundo anunciado nesta quarta-feira pela Agência Espacial Russa e pela Agência Espacial Brasileira (AEB). Os presidentes das duas entidades assinarão o contrato definitivo para a viagem do primeiro astronauta brasileiro no próximo dia 18, em Moscou, na presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

- Agora, com a data marcada, estou bem mais tranqüilo - disse Marcos Pontes. - Depois de sete anos de espera, parece que o projeto engrenou de vez.

Pontes, que estava na quarta-feira em São Paulo, voltaria à noite para Houston e, a partir de hoje, está à disposição da agência russa para iniciar o treinamento específico, a ser realizado na Cidade das Estrelas, nos arredores de Moscou.

- Provavelmente na semana que vem já estarei por lá - contou. - O treinamento será calcado nos sistemas da Soyuz (a nave russa), que tenho que dominar, e também nos sistemas científicos russos que terei que controlar na estação espacial.

Além da bandeira do Brasil e do chapéu de Santos Dumont (cujo centenário do primeiro vôo será comemorado no ano que vem), Pontes levará à estação espacial cinco experiências.

- Não sei ainda quais, mas provavelmente são relacionadas ao uso da nanotecnologia - disse o astronauta, formado na Nasa.

Na análise de Pontes, além dos ganhos científicos decorrentes das experiências, a missão representa um ganho imediato para as indústrias brasileiras no mercado de exportação de tecnologia espacial. Fora isso, lembra, trata-se de um grande incentivo à educação científica de crianças e jovens.

- Mas mais que as experiências, eu e o chapéu de Santos Dumont, a bandeira brasileira é o item mais importante que vai nessa missão porque simboliza a nação como um todo. E o país está precisando desse orgulho.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.