• Carregando...

Serviço

Ato em memória de Gilmar Yared e Carlos Murilo Mendonça

* Quando: Sábado (7), às 23h

* Onde: Igreja do Evangelho Eterno (Igreja do Balão), na Rua 15 de Novembro, 2425, Alto da 15, Curitiba

A entrada é livre

A família de Gilmar Yared, um dos dois jovens mortos em um acidente de trânsito causado pelo então deputado estadual Luiz Fernando Ribas Carli Filho, organiza um ato em homenagem às duas vítimas, na noite de sábado (6), em uma igreja do bairro Alto da XV, em Curitiba. Cristiane Yared, mãe de Gilmar, disse que tentará evitar mencionar Carli Filho. "Não queremos vingança, nem perseguição. Queremos apenas lembrar [dos dois jovens]", afirmou.

O ato lembra o acidente, que completa um mês no domingo (7). A homenagem deve se iniciar às 23h e durar por aproximadamente duas horas. O acidente, que também matou Carlos Murilo de Almeida, de 20 anos, foi pouco antes da 0h30.

O local escolhido para o evento é a Igreja do Evangelho Eterno, mais conhecida como Igreja do Balão, mesmo lugar onde foi celebrado um culto em homenagem aos jovens no dia 14 do mês passado, quando cerca de duas mil pessoas participaram. Cristiane acredita que 600 pessoas comparecerão à homenagem de sábado.

Na vigília, vídeos com imagens dos jovens serão exibidos e discursos serão proferidos no sentido de conscientizar motoristas. "Daremos uma palavra de vida, alguns pastores vão fazer orientações e haverá bastante música", conta Cristiane.

Light

Cristiane diz desejar um evento "bem light", sem ataques ao ex-deputado Carli Filho. "Não passa pelo meu coração qualquer tipo de vingança", assegura.

Ela reconhece que na reunião do sábado passado (30), as críticas saíram do controle. "Deixamos aberto para quem quisesse falar e muita gente atacou o [ex] deputado". Os organizadores devem orientar os oradores a evitar criticar o deputado.

Investigações

A Delegacia de Delitos de Trânsito (Dedetran) deve pedir a prorrogação do prazo para a conclusão das investigações. O inquérito foi aberto no mesmo dia do acidente e tinha 30 dias para terminar.

O delegado Armando Braga de Moraes Neto, titular da Dedetran, afirma querer fazer uma reconstituição do acidente. "É preciso fazer a oitiva (interrogatório) de Carli Filho para a reconstituição", afirma Braga.

Carli, que renunciou ao cargo de deputado estadual, perdeu o foro privilegiado. Desde então passou a ser investigado como um suspeito comum.

Do acidente à renuncia

O que poderia ser apenas mais um acidente trágico com mortes a entrar para as estatísticas de trânsito acabou provocando a primeira renúncia de um deputado estadual na história do Paraná. Além disso, expôs um histórico de multas não só de políticos, mas de 68 mil cidadãos que continuam dirigindo com a carteira de habilitação suspensa.

Depois da morte dos jovens Gilmar Rafael Yared e Carlos Murilo de Almeida, o governo do estado decidiu "caçar" os motoristas que ignoram as leis de trânsito. A Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) determinou a entrega das habilitações suspensas em 48 horas, sob ameaça de prender os desobedientes.

O resultado foi um crescimento de 568% na devolução de carteiras no primeiro dia medida, 28 de maio. Foram 695 devoluções só nesta data. A média de 2009, até então, era de 104 devoluções por dia.

Nesse universo em situação irregular, 26 deputados estaduais já receberam notificação de suspensão de carteira. A descoberta também veio na esteira do caso Carli.

A população também participou protestando contra a impunidade no trânsito, cobrando respostas da polícia, do Judiciário e da Assembleia Legislativa. Saiu às ruas em passeatas e fez campanha com adesivos nos carros – "190 km/h é crime".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]