• Carregando...

O chefe da Casa Civil, Caíto Quintana (PMDB), entregou ontem ao presidente da Assembléia, Hermas Brandão, o projeto que aumenta em até 32% os salários dos professores das universidades estaduais. A medida, pelos cálculos do governo, vai beneficiar cerca de 5,2 mil professores e 1.648 aposentados. O impacto previsto na folha de pagamento será de R$ 3,6 milhões. São 16 entidades envolvidas: 5 universidades e 11 faculdades. A proposta entra em votação na próxima semana.

Agora vai – O projeto de autarquização da Emater vai ser votado na próxima semana, com ou sem acordo entre os funcionários da Emater e o governo. O presidente da Assembléia, Hermas Brandão (PSDB), disse que mesmo sem consenso vai incluir a mensagem para votação, a não ser que o próprio Executivo peça a retirada. Brandão aguarda o governo cumprir o compromisso de implantar o plano de demissões voluntárias para os servidores da Emater antes da discussão do projeto.

Insiste – O procurador-geral do Estado, Sérgio Botto, esteve ontem na Assembléia para tentar um acordo com representantes do sindicato dos funcionários da Emater. Segundo o o líder do governo, Dobrandino da Silva (PMDB), nem mesmo a retirada das ações trabalhistas dos servidores contra o governo – que somam cerca de R$ 40 milhões – deve fazer o Executivo recuar na tentativa de transformar a empresa em autarquia. Uma nova reunião ocorre na quinta-feira para buscar um entendimento.

Articulando – O relator do projeto da Emater na Comissão de Constituição e Justiça será o deputado de oposição, Reni Pereira (PSB). A matéria foi distribuída ontem pelo presidente da CCJ, Durval Amaral (PFL). A bancada de oposição é contra a mensagem e está tentando buscar aliados na base do governo para derrubar o projeto.

Barrados – O governador Roberto Requião (PMDB) não pôde assinar ontem a ordem de serviço para asfaltamento em União da Vitória porque não houve teto para o avião aterrissar. Ansiosos por participar da solenidade, que reuniu cerca de 2 mil pessoas, os deputados estaduais do PMDB, Alexandre Curi e Antônio Anibelli, que estavam no mesmo avião, tiveram que se contentar em mudar o trajeto para Paranaguá, onde o governador ficou para participar de uma conferência, e voltar para a capital.

Telinha – O líder da oposição, Valdir Rossoni (PSDB), cobrou ontem do presidente da Assembléia, Hermas Brandão (PSDB), a implantação urgente da TV Assembléia. Brandão respondeu que o processo de licitação terá a participação do Ministério Público (MP) do Paraná e que estão sendo escolhidos os membros que irão participar da elaboração do edital. As sessões estavam sendo transmitidas antes do recesso pelo Canal 21, mas a emissora suspendeu o serviço gratuito na reabertura dos trabalhos.

Convite – A cúpula do PFL paranaense – o presidente estadual, deputado Abelardo Lupion, o ex-prefeito de Curitiba Cassio Taniguchi, e o presidente da legenda na capital, vereador Fábio Camargo – formalizaram ontem o convite para que o conselheiro do Tribunal de Contas Rafael Iatauro ingresse no partido. No convite, ficou em aberto a possibilidade de Iatauro concorrer à eleição majoritária pelo PFL, que no caso de confirmar a coligação de apoio a Osmar Dias (PDT), seria o cargo de vice-governardor.

Chapas – Lupion, Taniguchi e Camargo almoçaram juntos para avaliar a composição das chapas de candidatos a deputado federal e estadual do PFL. O trabalho de arregimentar lideranças vem sendo feito pelo ex-prefeito de Curitiba e segundo os pefelistas, a chapa tem condições de garantir bancadas numerosas na Câmara e na Assembléia.

Emergência – A Assembléia aprovou ontem proposta que institui um programa de atendimento emergencial para crianças e adolescentes dependentes de droga. O projeto, de autoria do deputado Mauro Moraes (PL), prevê a internação e a internação emergencial, para os casos agudos de overdose e síndrome de abstinência, tratamento ambulatorial, orientação e apoio psicológico às famílias e ações de prevenção.

Veto – A Câmara Municipal manteve o veto do prefeito Beto Richa ao projeto do vereador Mário Celso (PSB) que obrigava emissoras de rádio a incluir músicas de cantores e autores paranaenses. O próprio autor da proposta disse que o projeto tem falhas e defendeu que os vereadores mantivessem o veto.

Pinga-fogo

* No fim de semana, o vereador de Curitiba Paulo Salamuni visitou o arcebispo de Londrina, dom Albano Cavalin, para conversar política.

* Dom Albano, que foi vigário da Catedral Metropolitana de Curitiba, perguntou ao vereador sobre o futuro da política depois da crise política pela qual passa a Câmara dos Deputados e envolve o Governo Federal. "O senhor está mais próximo de Deus, tem mais chances de saber a resposta", respondeu Salamuni.

* A possível candidatura do empresário Flávio Martinez, presidente nacional do PTB, à Câmara dos Deputados recebeu o apoio da juventude do partido.

* Segundo o presidente da juventude petebista, Wilson Veira, o grupo vai dar apoio à candidatura de Martinez.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]