• Carregando...

Os vereadores estão procurando culpados pela votação abaixo do esperado que tiveram. Eles avaliam que a prefeitura, que usava lideranças dos bairros para trabalhar para alguns candidatos, mudou de estratégia. Passou a estimular os líderes comunitários a disputar a eleição. Com isso, baixou a votação de todo mundo.

Nenhum vereador conseguiu ainda bater o recorde de votos do deputado estadual Ney Leprevost (PP), que foi eleito vereador de Curitiba na eleição de 2004 com 18,5 mil. Ele aproveitou o marketing para fazer campanha no interior e preparar a base para a campanha de 2010. Leprevost diz que conseguiu eleger 37 prefeitos nos pequenos municípios.

O mais novo

O petista Tioza, de 17 anos, que se elegeu em Aspásia, interior de São Paulo, é o vereador mais jovem eleito no país, segundo o TSE. No Paraná, o mais novo parlamentar em idade é Evandro Mazurana (PDT), de 18 anos, eleito em Serranópolis do Iguaçu, no Oeste do estado.

E o mais velho

Já o vereador mais velho eleito no país foi Antonio Ferreira Bindá (PSDB), de 89 anos, que ficou com uma das vagas na Câmara de Cedro, no Ceará. Dona Lourdes (PSB), de 80 anos, eleita vereadora em Curitiba, é a parlamentar paranaense mais velha.

Vôo mais alto

Apesar de ainda não assumir publicamente, o prefeito reeleito de Cruzeiro do Oeste, José Carlos Becker de Oliveira e Silva, o Zeca Dirceu, filho do ex-ministro José Dirceu, não esconde dos mais íntimos a intenção de voltar a se candidatar a deputado federal em 2010. A disputa por espaço entre ele e o deputado federal Osmar Serraglio (PMDB) é velada, mas já começou a motivar atritos na região.

Imposto sindical

Sindicatos que representam o funcionalismo público federal reagiram ontem à decisão do ministro do Trabalho, Carlos Lupi, de determinar a cobrança de imposto sindical de todos os 7,4 milhões de servidores federais, de estados e municípios. Os sindicalistas ameaçam recorrer à Justiça para barrar a cobrança.

O fator caiu

A Comissão de Seguridade Social da Câmara dos Deputados aprovou ontem o projeto que acaba com o fator previdenciário no cálculo das aposentadorias concedidas pelo INSS. O fator previdenciário é o mecanismo usado para calcular o valor das aposentadorias levando em conta o tempo de contribuição do trabalhador ao INSS, a idade e a expectativa de vida do contribuinte.

Pró-gays

O deputado Caito Quintana (PMDB) promete esquentar a discussão na Assembléia Legislativa com um projeto muito polêmico. Ele quer permitir que pessoas do mesmo sexo que vivem em união estável tenham os mesmos direitos aos benefícios previdenciários concedidos aos heterossexuais. "Queremos evitar o desamparo e a discriminação em virtude da orientação sexual", explicou.

Injusto

O deputado estadual Mauro Moraes (PMDB) culpou a legislação eleitoral por permitir que partidos pequenos consigam eleger vereadores mais facilmente do que os grandes. Ele conseguiu reeleger o afilhado Beto Moraes (PSDB) com pouco mais de 10 mil votos, mas outro candidato do seu grupo ficou de fora com 8 mil votos. "Isso é um desrespeito ao eleitor. Perder espaço para alguém de partido nanico que só conseguiu 2 mil votos", diz.

Relax

O deputado estadual Fabio Camargo (PTB) decidiu descansar da campanha eleitoral para prefeitura de Curitiba, na qual usou como slogan "o prefeito dos bairros". Ele embarcou ontem para Fortaleza e na seqüência viaja para Miami (EUA) para respirar novos ares.

Tour na Câmara

Três vereadores eleitos estiveram segunda-feira na Câmara de Curitiba. Renata Bueno (PPS), Dirceu Moreira (PSL) e Odilon Volkmann (PSDB) foram conhecer os detalhes do funcionamento da Casa. Também o vereador eleito Denilson Pires da Silva (DEM), presidente do Sindicato dos Motoristas e Cobradores nas Empresas de Transporte de Passageiros de Curitiba e Região Metropolitana, começou a estudar o regimento interno da Câmara.

Pinga-fogo

O governador Roberto Requião vem moderando nos últimos tempos suas críticas à imprensa que chama de "canalha" – entenda-se aquela que não diz amém a tudo que ele diz e faz . Em contrapartida, o (mau) hábito parece estar fazendo escola no governo. Um dos novos críticos de plantão da mídia é o secretário da Fazenda, Heron Arzua, que na última terça-feira, na Escolinha de governo, teceu comentários irônicos sobre o trabalho dos veículos de comunicação enquanto defendia ardorosamente a reforma tributária engendrada no Palácio Iguaçu. Uma nova faceta do tecnocrata-mor das finanças da administração estadual.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]