• Carregando...
“Desde que apresentei minha candidatura tive certeza da vitória, pois sabia da rejeição do prefeito e que Setim não correspondia à expectativa de mudança por parte da população.”Ivan Rodrigues (PTB), prefeito eleito de São José de Pinhais. | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
“Desde que apresentei minha candidatura tive certeza da vitória, pois sabia da rejeição do prefeito e que Setim não correspondia à expectativa de mudança por parte da população.”Ivan Rodrigues (PTB), prefeito eleito de São José de Pinhais.| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

Experiência empresarial

Empresário desde os 18 anos, Ivan Rodrigues é hoje, aos 58 anos, um dos maiores fabricantes de máquinas de Ensaios Físicos de Materiais (utilizadas por indústrias no controle de qualidade de produtos). Casado com Léa Rodrigues, tem cinco filhos, três enteados e dois netos. Mudou-se para São José dos Pinhais em 1991 e, apesar de nunca ter concorrido a cargos eletivos, ficou conhecido após administrar o Hospital e Maternidade São José, que enfrentava dificuldades. Atualmente, é presidente do conselho deliberativo da Associação Comercial, Industrial, Agrícola e de Prestação de Serviços de São José dos Pinhais (Aciap–SJP).

Eleito prefeito de São José dos Pinhais com 39% dos votos, o empresário Ivan Rodrigues (PTB) foi a grande "zebra" da região metropolitana de Curitiba, ao desbancar o atual prefeito, Leopoldo Meyer (PSDB), e Sandro Setim (DEM), filho do deputado federal e ex-prefeito Luiz Carlos Setim. Debutante na política (veja seu perfil ao lado), ele tem pela frente dois desafios: situar a cidade mais populosa da região metropolitana de Curitiba (RMC) e dona de uma das maiores arrecadações do Paraná no mapa político do estado e mostrar que sua inexperiência em cargos eletivos não atrapalhará a gestão.

Quanto à segunda prova, Rodrigues diz-se otimista, pois entende que o know-how adquirido no mundo dos negócios poderá ser transferido ao mundo político. "Nunca exerci um cargo eletivo, mas sempre tive interesse e acompanhei o processo. Espero empregar meu conhecimento administrativo na gestão pública", afirma. Em resposta aos que colocam em xeque sua capacidade, justamente pelo fato de ser, além de estreante, "azarão" da corrida pela prefeitura são joseense – seu nome surgiu após o racha entre PSDB e DEM, grupo que há 12 anos se revezava no poder, e ganhou peso na última semana de campanha –, ele usa a máxima em que se apoiou durante a campanha – a mudança. "O povo de São José dos Pinhais estava ansioso pela mudança, pela renovação, e é isso que verá".

A segunda pretensão depende muito da primeira e, para alcançá-la, Rodrigues pretende transformar sua administração em exemplo para os demais municípios, a fim de se firmar no cenário paranaense como uma nova liderança de seu partido. "Não creio que será difícil, pois temos a terceira maior arrecadação do Estado e não tenho dificuldade em dialogar", garante.

A tarefa, porém, poderá ser mais árdua que o novato imagina, já que ele precisará negociar com os futuros vereadores para compor uma base aliada na Câmara. Entre os 14 eleitos, 5 são do PSDB, 4 do DEM e 1 do PSB, partidos que faziam parte das coligações derrotadas. Entre os aliados tidos como certos, restam apenas quatro vereadores: dois do PT, um do PP e outro do PTB. Isso significa que Rodrigues terá de costurar alianças dentro da Casa para que sua administração seja realmente viável.

O atual presidente e líder do PSDB na Câmara, Professor Assis, que foi reeleito, diz que ainda é muito cedo para prever acordos. "Ainda não definimos como será a nossa atuação na próxima legislatura, qualquer afirmação sobre apoio ou oposição ao prefeito seria prematura", afirmou. O líder do DEM – partido do qual Rodrigues declarou esperar apoio –, Professor Walder, que também foi reeleito, não foi encontrado para comentar a situação. Não seria estranho, contudo, se ambos resolvessem se firmar como oposição ao petebista, já que tanto o PSDB quando o DEM deverão tentar a volta ao poder em 2012.

Futuro

O futuro político de Rodrigues depende dessa composição de alianças, já que ela será fundamental para sua performance administrativa, e ele próprio reconhece isso. "Se minha atuação for medíocre, poderá ser o meu enterro político", declara Rodrigues, que afirma que um dos pilares de sua administração será a saúde.

Caso consiga driblar a inexperiência política e o cenário opositor que se vislumbra, poderá surgir como um nome de peso dentro do PTB, reconhece o presidente estadual do partido, o deputado federal Alex Canziani. "Dos 22 municípios em que o PTB venceu, São José dos Pinhais é o maior", diz Canziani, justificando a relevância da vitória.

O deputado não descarta, inclusive, pretensões ainda maiores para Rodrigues. "Tudo depende dos próximo quatro anos. Fazendo uma grande gestão, certamente se credendiará para maiores vôos dentro do PTB."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]