• Carregando...
 | Sérgio Lima/Folhapress
| Foto: Sérgio Lima/Folhapress

A oito dias do fim do prazo para a troca de partido, o PSB e o PR estão disputando o passe do deputado federal Romário (RJ, foto). A direção nacional do PSB chegou a anunciar ontem a refiliação do Baixinho. Ele assumiria o comando provisório do diretório regional do Rio no lugar de Alexandre Cardoso, contrário à candidatura própria à Presidência, mas o ato foi suspenso porque o deputado continua negociando com o deputado Anthony Garotinho (PR-RJ) seu ingresso no PR. Romário deixou o PSB por desentendimentos com Cardoso. O ex-jogador já mostrou seu desejo de concorrer à prefeitura do Rio.

Sem comissão 1

Quem olhou os últimos atos de nomeação e exoneração no Portal Transparência, da Câmara Municipal de Curitiba, deve ter prestado atenção no de número 508: ele mostra que a servidora Tânia Márcia Destito Francischini foi exonerada, desde 1º de setembro, do cargo em comissão de assessor de gabinete parlamentar CC-6, do gabinete do vereador Francisco Costa Filho, o Chico do Uberaba (PMN). Quem possui um cargo com símbolo CC-6 recebe R$ 4.445,71 bruto ao mês.

Sem comissão 2

A funcionária exonerada é mãe do deputado federal Fernando Francischini (PSDB). O filho, aliás, é motivo de grande orgulho para ela: basta dar uma conferida na página de Tânia no Facebook. Lá, ela compartilha grande parte das postagens do filho e já deixa claro quem é no nome de perfil: "A mãe do Delegado. Tânia Francischini."

Sem comissão 3

Chico do Uberaba, ao que parece, é bem relacionado com parlamentares de Brasília. Foi o vereador quem convidou a deputada distrital de Brasília Celina Leão (PSD) para prestar depoimento na CPI do Transporte Coletivo, em julho. Na ocasião, ela fez acusações ao advogado Sacha Reck, que representa o sindicato das empresas do setor em Curitiba. Em agosto, o vereador esteve em Brasília e visitou aquela casa de leis para trocar mais informações sobre licitações de transporte com a deputada.

Na Câmara

Em relação à nota "Vereadora Gertrudes", publicada ontem neste espaço, a assessoria da prefeitura de Curitiba informou que a secretária municipal de Trânsito, Luiza Simonelli, esteve na Casa no dia 17 deste mês para debater temas como o cargo de agente de trânsito, a aplicação de multas e a criação do Conselho Municipal de Trânsito. A nota quetionava se a presença de Simonelli na Câmara não seria mais importante que a da atriz Regina Vogue, que vive a Vó Gertrudes nas campanhas de trânsito da prefeitura e foi homenageada na quarta-feira pelos vereadores.

Bolsonaro

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado aprovou ontem requerimento da senadora Ana Rita (PT-ES) pedindo que a Mesa da Casa apresente à Mesa da Câmara representação contra o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), por quebra de decoro parlamentar, por agressão física ao senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP). A agressão teria ocorrido no último dia 23, no Rio, durante visita da Comissão da Verdades à sede do antigo DOI-Codi. O local, atualmente, é sede do 1º Batalhão de Polícia do Exército. Bolsonaro nega a agressão.

Pinga-fogo

"Você pega um partido para quê? Qual é a identidade? O que eles vão defender? Qual é a proposta? Qual é o programa? Não tem. É um ajuntamento de possíveis deputados filiados para ter tempo de televisão e negociar."

Carlos Lupi (PDT), ex-ministro do Trabalho, sobre a criação do Solidariedade, partido do deputado federal Paulinho da Força.

Colaboraram: Fernanda Trisotto e Yuri Al’Hanati.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]