• Carregando...

O PDT de Curitiba faz reunião hoje para avaliar o encontro de vereadores e lideranças do partido realizados na cidade na última sexta-feira e sábado. De acordo com o presidente municipal da sigla, vereador Jorge Bernardi, o evento serviu para fortalecer a candidatura do senador Osmar Dias ao governo do estado.

Sem pressa – Osmar Dias, durante sua palestra de sábado, reiterou a posição de afirmar que ainda é cedo para se falar em alianças ou candidaturas e que não teme críticas de que está saindo tarde para campanha. Osmar garante que apenas segue o calendário eleitoral e diz que aceita conversar com o pré-candidato do PPS, Rubens Bueno.

Sem volta – Já o PPS divulgou nota, durante o fim de semana, garantindo que a candidatura de Rubens Bueno ao governo do estado independe de qualquer composição partidária nacional. Segundo o secretário-geral do partido, Rubico Camargo, a decisão foi tomada no congresso estadual da legenda, realizada no fim do ano passado. "O PPS está ancorado em um projeto que segue rigorosamente seu cronograma e não vai desviar seu curso por conta de articulações de outras legendas", diz Rubico.

Eleitorado 1 – Depois do fim do prazo para o alistamento, transferência e revisão eleitoral para as eleições deste ano, o TRE do Paraná divulgou uma estimativa dos números do Paraná. O estado ficou com cerca de 7,1 milhões de eleitores. Quatro cidades ficaram com mais de 200 mil: Curitiba com 1,225 milhão; Londrina com 335 mil; Maringá com 230 mil e Ponta Grossa com 205 mil. Os números finais serão divulgados apenas em junho.

Eleitorado 2 – Pelos primeiros números do TRE, duas cidades paranaenses estão próximas de chegar aos 200 mil eleitores e ter eleições em dois turnos para prefeito em 2008. Foz do Iguaçu com 182 mil inscritos e Cascavel com 180 mil. Entre as três cidades com mais de 100 mil eleitores duas são da região metropolitana: São José dos Pinhais (150 mil) e Colombo (123 mil), a outra é Guarapuava(110 mil).

Na CPI – O presidente da CPI dos Bingos no Congresso, senador Efraim Moraes (PFL-PB) confirmou as informações do senador paranaense Alvaro Dias (PSDB), da convocação do ex-secretário-geral do PT Sílvio Pereira para depor nesta semana. O ex-petista deu entrevista ao jornal O Globo, admitindo existir um esquema de arrecadação ilegal do partido.

Nepotismo – A comissão especial da Assembléia Legislativa que analisa as outras propostas que proíbem a prática do nepotismo no Paraná espera que a matéria volte à pauta ainda neste mês. De acordo com o presidente da comissão, deputado Durval Amaral (PFL), tudo vai depender do parecer do jurista Romeu Bacellar Filho, sobre a constitucionalidade de se votar a proposta.

Seguros 1 – A Câmara de Curitiba deve voltar a discutir nos próximos dias a contratação de uma nova seguradora para os servidores públicos municipais. Na semana passada, o presidente do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Carlos Homero Giacomini, explicou aos vereadores os critérios para a contratação da Mitsui Sumitomo Seguros.

Seguros 2 – O vereador André Passos (PT) foi o autor do requerimento pedindo a presença de Giacomini na Câmara, acusando o órgão de ter agido politicamente, uma vez que a corretora que intermedia a negociação – Plena Corretora – tem como um dos sócios Muriel Klaus, filho do presidente do PP de Curitiba, Alberto Klaus.

Mão-de-obra – A artista plástica curitibana Adriane Müller lança hoje, na Assembléia Legislativa, o livro Um Caminho para a Liberdade. Durante 750 dias, a artista deu aulas no presídio de Piraquara. Ela vai à Assembléia a convite da deputada Cida Borghetti (PP) e o tema dos debates é em torno da utilização da mão-de-obra dos presos.

***

Pinga-fogo

* A escolinha do governo, amanhã, deve trazer a Curitiba prefeitos de todo o estado.

* O governador e o secretário de Desenvolvimento Urbano, Forte Neto, vão explicar as linhas de crédito do BRDE.

* Por ser período eleitoral, o governo fica proibido de realizar novos convênios com os municípios e os prefeitos devem recorrer a outros tipos de financiamentos.

* Durante o encontro dos pedetistas em Curitiba, a cúpula do partido avaliou que tem chances de ganhar o governo em quatro estados.

* Além de Osmar Dias no Paraná, o partido aposta em Jackson Lago no Maranhão, Alceu Collares no Rio Grande do Sul e Valdez Goes no Amapá.

* A Câmara de Curitiba aprovou na última semana um projeto que preserva as "zonas agrícolas da capital".

* De acordo com João Cláudio Derosso (PSDB), autor da proposta, as regiões não possuem infra-estrutura básica capaz de suportar o grande aumento populacional previsto nos casos de programas habitacionais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]