• Carregando...
Beto Richa (PSDB), governador | Henry Milléo/ Gazeta do Povo
Beto Richa (PSDB), governador| Foto: Henry Milléo/ Gazeta do Povo
  • Gilberto Ribeiro (PSB), deputado estadual
  • Valdir Rossoni (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa do Paraná

Encerrada a primeira metade do seu mandato, o governador Beto Richa (PSDB, foto) fez um balanço de seus dois primeiros anos de governo, publicado no site do Executivo estadual. Richa destacou investimentos feitos pelo governo do estado nas áreas de educação, segurança e saúde, e culpou a "herança" do ex-governador Roberto Requião (PMDB) pela suposta desorganização financeira do estado. O tucano ressaltou que, a partir de 2013, os investimentos do governo devem crescer, com a chegada de recursos oriundos de empréstimos internacionais contraídos pelo Executivo e com a suposta recomposição das finanças do estado por sua equipe.

Em altaRenan Calheiros (PMDB-AL)Após renunciar à presidência do Senado em 2007, acusado de receber ajuda financeira de lobistas para o pagamento de pensão alimentícia à jornalista Mônica Veloso, com quem tem um filho, o senador deve voltar ao comando da Casa em 2013.

Em baixaGoverno federalSem conseguir acordo para votar o orçamento em sessão extraordinária, o governo federal teve de lançar mão de uma medida provisória para evitar "apagão" nos investimentos no início do ano. O orçamento de 2013 será votado no Congresso apenas em fevereiro.

Único 100%

Dos 54 deputados estaduais paranaenses, apenas um terminou o ano sem nenhuma ausência em plenário. Gilberto Ribeiro (PSB, foto 1) foi o único a comparecer a 100% das sessões, sem precisar apresentar qualquer justificativa. No ano passado, o primeiro de seu mandato, o deputado já tinha conseguido o mesmo feito. Na ocasião, o Pastor Edson Praczyk (PRB) também havia tido presença em todas as sessões plenárias.

Tudo justificado

Os critérios para autorizar os vereadores de Curitiba a faltar ao trabalho e mesmo assim receber o salário integral são bastante elásticos. Por isso, em 2012, das 261 justificativas de ausência em plenário apresentadas pelos parlamentares da capital apenas dez acabaram negadas pelo presidente. Se o vereador falta ao trabalho e a justificativa não é aceita, o salário fica reduzido em 1/30. Ou seja: há um desconto de cerca de R$ 340 por sessão.

Homenagem

O prefeito de Curitiba, Luciano Ducci (PSB), sancionou na última sexta-feira lei que denomina de Arquiteto Oscar Niemeyer um logradouro público de Curitiba ainda não especificado. O projeto, de autoria de diversos vereadores, foi apresentado no dia 6 de dezembro – o dia seguinte à morte de Niemeyer – e foi aprovado no dia 19. O arquiteto, que morreu aos 104 anos, já dá nome ao Museu Oscar Niemeyer, do governo do estado.

Pinga-fogo

"Olha, tenho bronca com esse cidadão, falso moralista."

Valdir Rossoni (PSDB, foto 2), presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, respondendo a um usuário do Twitter a respeito de reportagens com denúncias contra o senador Alvaro Dias (PSDB).

Colaboraram: Chico Marés e Rogerio Waldrigues Galindo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]