• Carregando...
 |
| Foto:

Íntegra da carta enviada por Balbinotti ao PMDB

"Prezados amigos Michel Temer e Henrique Eduardo Alves,

Peço que comuniquem ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que retire o meu nome do rol de indicados para ocupar o cargo de Ministro da Agricultura pelo PMDB. Agradeço a honrosa lembrança do presidente da República, aos companheiros da bancada e o todos que o apoiaram nessa indicação.

Continuarei trabalhando pela Agricultura do meu país, como parlamentar e como agricultuor, profissão da qual muito me orgulho.

Sobre os fatos levantados pela imprensa, não serei vil. Responderei a todos e os esclarecerei, como tenho feito em toda minha vida, que sempre foi pautada de total transparência.

Deputado Odilio Balbinotti"

O deputado Odílio Balbinotti (PMDB-PR) confirmou neste sábado a desistência de ocupar o ministério da Agricultura. "Recebi muita pressão", afirmou ao site de notícias G1. O deputado disse que está "triste" pelas calúnias que diz ter sofrido nos últimos dias e acusou seus adversários pelas acusações que o levaram a desistir da indicação.

Em carta entregue ao presidente do PMDB, Michel Temer, nesta tarde, Balbinotti pede que seu nome seja retirado das indicações do partido. "Agradeço a honrosa lembrança do presidente da República, aos companheiros da bancada e o todos que o apoiaram nessa indicação", diz. "Sobre os fatos levantados pela imprensa, não serei vil. Responderei a todos e os esclarecerei, como tenho feito em toda minha vida, que sempre foi pautada de total transparência", afirma.

O recuo de Balbinotti atende a um desejo do comando do PMDB que torcia para que ele anunciasse por conta própria a desistência em ser ministro. Maior produtor de sementes de soja do país, Balbinotti perdeu força depois que descobriu-se que ele era investigado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) num processo sigiloso.

A situação do deputado tornou-se mais delicada após reportagem do jornal O Globo neste sábado que trouxe documentos que revelam que ele teria usado ex-empregados de sua empresa como "laranjas" numa operação financeira.

Substituto

O comando do PMDB já estuda um novo nome para apresentar ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva na próxima segunda (19) para substituir Balbinotti. O favorito é o deputado Waldemir Moka (PMDB-MS).

Moka constava na lista de cinco parlamentares entregue a Lula pelo PMDB para escolher o novo ministro da Agricultura. Além de Moka e Balbinotti, estavam nesta relação Tadeu Filippelli (DF), Eunício Oliveira (CE) e Fernando Diniz (MG).

Um integrante da cúpula do partido disse ao site de notícias G1 neste sábado que Moka é o "trunfo" do PMDB para abafar a crise envolvendo a indicação de Balbinotti.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]