• Carregando...

"Temos que sair das páginas policiais e começar o bom combate político."

Gustavo Fruet (PSDB), deputado federal pelo Paraná, em debate com os candidatos a presidente da Câmara.

Bancada – O presidente estadual do PMDB, Renato Adur, afirmou que a escolha da liderança do governo e do líder do partido na Assembléia Legislativa vai ser de exclusividade da bancada peemedebista na Casa. O partido, segundo ele, não vai tomar posicionamento e são os próprios deputados que devem se entender.

Eleições – O PMDB está começando a formar as comissões provisórias em diversos diretórios municipais do partido. A intenção é organizar os correligionários. As novas comissões terão 30 dias para convocar eleições regionais e começar a trabalhar.

Cuidado – O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) está orientando as prefeituras a aprimorar seus sistemas de controle interno para evitar falhas na execução de obras sob sua responsabilidade. Auditorias realizadas por técnicos do TCE entre 2003 e 2005 constataram irregularidades em obras feitas pelas prefeituras de Araucária e Piraquara (municípios da região metropolitana de Curitiba). Nos dois casos, os técnicos não apontaram desvio de recursos dessas obras.

Falhas – Uma das principais irregularidades levantadas é a falta de projeto básico, item obrigatório. Outra irregularidade encontrada foi a falta de exigência da Certidão Negativa de Débito (CND) junto ao Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) das empreiteiras contratadas, o que comprovaria regularidade fiscal. No caso de Piraquara, os auditores verificaram falta de controle da prefeitura sobre as empresas contratadas em relação ao recolhimento de INSS e FGTS dos trabalhadores. Em Araucária, foi verificada a não-averbação das obras no Registro de Imóveis.

Tropa de choque – O vereador Celso Torquato (PSDB) irá a Brasília para trabalhar como cabo eleitoral do deputado federal Gustavo Fruet (PSDB) durante a eleição pela presidência da Câmara Federal, na quinta-feira. O parlamentar convidou o prefeito Beto Richa e o presidente da Câmara Municipal, João Cláudio Derosso, os dois do PSDB, para viajarem com ele e atuarem na articulação pró-Fruet no Congresso.

Ex – O governador Roberto Requião (PMDB) convidou o primeiro suplente de deputado federal Marcelo Almeida (PMDB) para retomar o comando do Detran. Há governistas que estão aconselhando Almeida de que é melhor casar com a ex-mulher do que ficar sozinho.

Parlamento – Mas Marcelo Almeida prefere esperar uma decisão do deputado federal Reinhold Stephanes (PMDB) e do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Há a possibilidade de Lula convidar Stephanes para ser ministro da Saúde. Caso isso não ocorra, ele dará a resposta se quer ou não ser secretário estadual da Saúde, abrindo a vaga para Almeida.

Nomeação – Rubens Bueno, presidente estadual do PPS, se reuniu ontem com o prefeito Beto Richa (PSDB). Além da discussão para a disputa eleitoral do ano que vem, esteve ainda na pauta a representatividade do PPS junto à prefeitura. Bueno disse a Richa que a nomeação do vereador pepessista Manassés de Oliveira como secretário municipal não representa o partido.

Apoio – Para Rubens Bueno, se o prefeito Beto Richa quer ter o PPS o apoiando, tem de conversar com ele, com o partido. O presidente da legenda não admite que outra pessoa discuta esses assuntos em nome do PPS. Para ele, os pepessistas não dão apoio formal à gestão de Richa, apenas em ações pontuais.

Habitação – O presidente da Cohab, Mounir Chaowiche, reuniu-se em Brasília com o diretor de assuntos fundiários urbanos do Ministério das Cidades, Celso Santos Carvalho. Voltou com a garantia de que o governo federal vai apoiar o programa de regularização fundiária e urbanização de áreas irregulares da prefeitura de Curitiba.

Pinga-fogo

A vereadora Nely Almeida (PSDB) embarcou para os Estados Unidos para uma série de encontros com presidentes de diretórios municipais da Flórida, Washington e Nova Iorque ••• Ela pretende conhecer o funcionamento dos partidos democrata e republicano ••• A idéia é conhecer para colocar em prática, na modernização do diretório tucano em Curitiba, do qual Nely é candidata à presidência ••• Os novos deputados estaduais que farão oposição ao governador do estado estão se organizando para, juntamente aos que já estão no Legislativo, formar comissões de fiscalizações a setores governamentais ••• Eles farão visitas a delegacias, presídios, hospitais, Porto de Paranaguá e obras do estado ••• Os deputados querem fazer barulho e mostrar trabalho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]