• Carregando...

O ministro Joaquim Barbosa entrou para a história em 2003 como primeiro negro a ingressar no STF, indicado pelo presidente Lula. Terá outra missão difícil no ano que vem, quando presidirá o Tribunal Superior Eleitoral às vésperas da sucessão no Palácio do Planalto.

Nos seis anos como ministro, ganhou notoriedade como relator do processo do mensalão em 2007, quando indiciou 40 envolvidos no esquema de compra de votos no Congresso Nacional. De temperamento forte, vem enfrentando desavenças com Gilmar Mendes há dois anos.

Barbosa começou a carreira como advogado do Serviço Federal de Processamento de Dados, entre 1979 e 1984. Depois, foi chefe da consultoria jurídica do Ministério da Saúde (1985 a 1988), até que ingressou no Ministério Público Federal. Ele deixou a carreira de procurador para assumir uma cadeira no Supremo.

O ministro nasceu em Poracatu (MG) e formou-se bacharel em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Fez mestrado e doutorado na Universidade de Paris 2 (Pantheon-Assas). Aos 54 anos, terá de se aposentar compulsoriamente em 2024.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]