• Carregando...
Marcelo Odebrecht não deve escapar da mão pesada do juiz Sergio Moro. | Antônio More/Gazeta do Povo
Marcelo Odebrecht não deve escapar da mão pesada do juiz Sergio Moro.| Foto: Antônio More/Gazeta do Povo

Preso desde junho do ano passado, na 14ª fase da Operação Lava Jato , o executivo Marcelo Odebrecht viu a sua situação se complicar ainda mais nesta semana, com a deflagração de mais uma etapa da força-tarefa.

LAVA JATO: Acompanhe as notícias sobre a Operação

Desta vez, o executivo está sendo investigado por repasses realizados no exterior para contas controladas pelo marqueteiro do PT João Santana e sua mulher, Mônica Moura. Ambos foram presos na terça-feira (23).

À medida que a força-tarefa chega com as próprias pernas a caminhos que poderiam ser indicados pelo executivo, as chances de Odebrecht firmar um acordo de colaboração premiada ficam cada vez mais distantes.

Empreiteiro da Odebrecht poderia ter ajudado em investigação sobre Lula

Leia a matéria completa

Além disso, a ação penal contra o executivo está em fase de alegações finais – último passo antes de o juiz Sergio Moro proferir a sentença. Com uma condenação, o poder de barganha para um possível acordo também diminui.

Se já tivesse firmado uma delação premiada, Odebrecht poderia ter auxiliado a força-tarefa a chegar na deflagração da 23ª fase da Lava Jato. No documento em que pede o cumprimento de medidas da Operação Acarajé, como foi batizada a nova etapa da investigação, o delegado Filipi Pace afirma que o executivo tinha conhecimento dos crimes praticados pela empreiteira e “plena ciência e domínio sobre os pagamentos realizados no exterior para João Santana e Mônica Moura”.

Segundo a Polícia Federal (PF), por meio da análise dos dados enviados pelo Citibank de Nova York, onde o casal tinha conta, “não restam dúvidas de que o grupo Odebrecht efetuou depósitos no exterior de recursos espúrios em favor do publicitário e coordenador, e também de sua esposa e sócia, das principais e recentes campanhas eleitorais do PT”.

“Não vou baixar a cabeça, não”, diz esposa de marqueteiro do PT no IML

Leia a matéria completa

Com a análise das anotações do celular de Odebrecht, a PF concluiu que o presidente da empreiteira chamava o marqueteiro de “Feira”. A ligação entre “Feira” e Santana – uma referência à cidade baiana de Feira de Santana – poderia ter sido esclarecida por Odebrecht caso ele tivesse colaborado com as investigações. Mas a PF conseguiu fazer a ligação sozinha.

O Grupo Odebrecht, conforme as investigações, repassou, entre 2012 e 2013, cerca de US$ 3 milhões para as contas de João Santana e Mônica Moura no exterior, a partir de um contrato firmado entre as offshores Shellbil Finance – controlada pelo marqueteiro e sua esposa – e Klienfeld Services e Inovation Research and Engineering – utilizadas pela empreiteira.

Condenação pesada

Como não optou por firmar um acordo de colaboração premiada com a força-tarefa da Operação Lava Jato, o empreiteiro Marcelo Odebrecht não deve escapar da mão pesada do juiz federal Sergio Moro. Em outros casos envolvendo executivos das empreiteiras investigadas na Lava Jato, as condenações chegam a quase 20 anos de prisão.

É o caso, por exemplo, do dono da Engevix, Gerson Almada, que apesar de colaborar espontaneamente com as investigações, mesmo sem firmar um acordo, foi condenado por Moro a 19 anos de prisão.

O ex-presidente da OAS José Pinheiro Filho e o ex-diretor da empresa Agenor Medeiros foram condenados a 16 anos e 4 meses de prisão.

Tornozeleira

Mesmo após firmar um acordo de colaboração premiada, os executivos da construtora Camargo Correa Dalton Avancini e Eduardo Leite não escaparam de grandes condenações. Os dois foram condenados a 15 anos de prisão. O benefício, nesses casos, foi o cumprimento da pena, que ao invés de ser em regime fechado,acabou sendo determinada para o regime aberto diferenciado – com o uso de tornozeleira eletrônica.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]