• Carregando...
Gilberto Kassab, apoiado por José Serra, foi o responsável pela principal vitória da oposição: São Paulo | Rodrigo Paiva/Reuters
Gilberto Kassab, apoiado por José Serra, foi o responsável pela principal vitória da oposição: São Paulo| Foto: Rodrigo Paiva/Reuters
  • Confira o resultado nas 30 cidades onde ocorreu o segundo turno

Os principais partidos da base aliada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva – PT, PMDB, PP, PSB, PDT e PR – saíram vitoriosos das eleições de ontem. As legendas de sustentação do governo federal conquistaram 25 das 30 cidades onde ontem houve segundo turno, incluindo 8 das 11 capitais em disputa.

O PT e o PMDB, as duas principais legendas que apóiam Lula no Congresso Nacional, foram os principais vencedores: levaram 8 cidades cada um. Os resultados confirmaram também o bom desempenho do primeiro turno, quando os aliados de Lula venceram na maior parte do país.

A oposição – com o PSDB e o DEM – venceu em apenas 5 cidades onde havia segundo turno. Apesar disso, levou o município com o maior colégio eleitoral do país, São Paulo. Gilberto Kassab (DEM), apoiado pelo governador José Serra (PSDB), foi reeleito para ser o prefeito da capital paulista a partir de 2009. As outras cidades em que os oposicionistas venceram foram São Luís (Maranhão), Cuiabá (Mato Grosso), Ponta Grossa (Paraná) e Juiz de Fora (Minas Gerais) – confira o resultado final do segundo turno no quadro acima.

Os resultados do segundo turno também não trouxeram nenhuma grande surpresa. O desempenho tanto das legendas pró-Lula quanto dos oposicionistas já era esperado, de acordo com as últimas pesquisas eleitorais.

Análise

A cientista política Maria Lúcia Victor Barbosa, Universidade Estadual de Londrina (UEL), avalia que, apesar do bom resultado da base aliada no primeiro e no segundo turno, não se pode atribuir as vitórias ao governo Lula. "Pelo contrário, o resultado (das eleições) demonstra que o governo não tem a menor ingerência e que a presença do presidente na maioria dos casos não ajudou muito os seus candidatos", diz Maria Lúcia.

Na avaliação dela, que é autora do livro O Voto da Pobreza e a Pobreza do Voto, quem sai fortalecido do processo eleitoral deste ano são os peemedebistas. O PMDB terminou as eleições municipais deste ano como o partido que conquistou o maior número de prefeituras do país e vai administrar a maior quantidade de eleitores.

Sem candidato próprio à sucessão presidencial em 2010, o PMDB sai consagrado da votação como a "noiva" favorita numa futura composição de aliança política para a corrida pelo Palácio do Planalto em 2010 (leia mais sobre a influência desta eleição para a escolha do presidente, daqui a dois anos, na próxima página). Ao menos nesta eleição, foi o principal responsável pela vitória expressiva da base de Lula e pelo fortalecimento dos aliados em todo o país.

PT não ganhou em nenhuma capital; PMDB levou quatro

O PMDB foi o partido que mais conquistou prefeituras de capitais onde ontem houve segundo turno. Das seis que disputava, venceu em quatro: Salvador, Rio de Janeiro, Porto Alegre e . Perdeu em Belo Horizonte e Belém. O PT, por sua vez, teve ontem um desempenho pífio nas capitais. O partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva amargou derrotas nas três capitais onde concorria: Salvador, Porto Alegre e São Paulo.

E foi justamente na capital paulista, maior colégio eleitoral do país, que veio o pior resultado para o PT. O prefeito Gilberto Kassab (DEM) superou a petista Marta Suplicy e se reelegeu com 60,7% dos votos válidos. Além de contar com o maior eleitorado do país, São Paulo é considerada pelos políticos como uma cidade fundamental para as pretensões presidenciais – o que em tese enfraquece o PT para a eleição majoritária em 2010. O prefeito paulistano costuma ter muito espaço na mídia, um ótimo palanque eleitoral para seus aliados.

Segundo lugar

PSDB e PTB ficaram empatados na segunda posição entre os partidos que conquistaram mais capitais no segundo turno, ambas legendas com duas prefeituras. Os tucanos governarão a partir de 2009 as prefeituras de São Luís (MA) e Cuiabá (MT), enquanto os petebistas vão administrar Belém (PA) e Manaus (AM). Em Belo Horizonte, o candidato apoiado pelo governador Aécio Neves (PSDB) levou a melhor nas urnas. O PSB levou a prefeitura de Belo Horizonte (MG), com Márcio Lacerda (PSB). Em Macapá (AP), o partido vencedor foi o PDT, com Roberto Góes. (KK)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]