• Carregando...

O chefe da Casa Civil, Caíto Quintana, e Nereu Moura, primeiro-secretário da Assembléia Legislativa, vão travar uma disputa particular na eleição do ano que vem, embora sejam do mesmo partido. Membros do primeiro escalão do governo apostam em um dos dois como o mais votado para deputado estadual.

Batalha 2 – Outra batalha anunciada entre os dois é pela disputa da presidência da Assembléia em 2007. Para acalmar os ânimos, há comentários de que o governador, caso reeleito, possa apoiar Caíto para presidir a Assembléia e nomear Nereu como chefe da Casa Civil. Caíto, que está como secretário da Casa Civil pela segunda vez, sempre sonhou em ser presidente do Legislativo.

História – Caíto Quintana está em seu sexto mandato como deputado estadual e foi o único que ousou disputar a presidência da Assembléia com o "eterno presidente" Aníbal Khury. Houve uma eleição da Casa na qual os dois foram para a disputa, empataram no primeiro turno e, no segundo turno, Caíto foi derrotado por apenas um voto. O fato orgulha Caíto e desde então ele vem trabalhando para ser presidente do Legislativo.

Cobradores – O vereador André Passos (PT) e seu pai, Edésio Passos, intercederam a favor dos trabalhadores rodoviários. Em almoço com o governador Roberto Requião, ontem, os dois pediram para que ele sancionasse o projeto aprovado pela Assembléia, de autoria de Luciana Rafagnin (PT), que impede demissão de cobradores de ônibus no caso de instalação do sistema eletrônico de bilhetagem. Requião decidiu sancionar.

Formação – O presidente da Câmara de Curitiba, João Cláudio Derosso (PSDB), e o líder do prefeito Beto Richa, Mário Celso Cunha (PSDB), se reuniram para discutir a composição das comissões em 2006. A partir de janeiro eles voltam a se encontrar para conhecer a proporcionalidade de cada partido. O anúncio da formação das comissões será feito na volta dos trabalhos parlamentares, em fevereiro.

Mudanças – Além do remanejamento de vereadores nas comissões permanentes, os presidentes das comissões de Legislação e Justiça, Jônatas Pirkiel (PL), e de Economia, Luís Ernesto (PSDB), deverão ser substituídos. Os secretários Pastor Valdemir (PL) e Rui Hara (PSDB) irão reassumir os cargos na Câmara no início de abril para disputarem cargos eletivos em outubro.

Reza brava – O líder do PDT, Jorge Bernardi, está reivindicando a presidência de uma das principais comissões da Câmara de Curitiba para o vereador Roberto Hinça. Bernardi justifica o pedido afirmando que atualmente a legenda tem a segunda maior bancada da casa: quatro.

Queda-de-braço – Os tucanos também desejam presidir as principais comissões. O líder do PSDB, Luís Ernesto, diz que a legenda é composta por sete vereadores e que receberá mais uma adesão com a filiação de Serginho do Posto, atualmente sem partido, na segunda quinzena de fevereiro.

Brinde de natal – O prefeito Beto Richa, durante o jantar de fim de ano que reuniu os secretários municipais e os vereadores na Secretaria de Meio Ambiente, teceu elogios ao líder dele no Legislativo, Mário Celso (PSDB). O secretário de governo, Maurício Ferrante, e o presidente da Câmara, João Cláudio Derosso (PSDB), engrossaram o coro parabenizando-o pela condução da votação do Orçamento de 2006.

Exagero – Entre os inúmeros discursos na Secretaria de Meio-Ambiente, um chamou a atenção: a do vereador e pré-candidato ao Senado pelo PRTB, Custódio da Silva. Empolgado com a presença do primeiro escalão do município, Custódio lançou o prefeito Beto Richa para ser candidato do PSDB à Presidência da República.

Campanha – O prefeito de Apucarana, Válter Pegorer, declarou esta semana apoio a Marcelo Almeida em sua candidatura a deputado federal. Além de Curitiba, Almeida fez campanha nas regiões de Apucarana, Campo Mourão – onde já recebeu o apoio do prefeito Nelson Tureck, Paranavaí e Cianorte. A expectativa é fazer mais de 100 mil votos para chegar à Câmara Federal.

Pinga-fogo

* Durante anos a conclusão do Contorno Norte vinha sendo adiada por problemas de relacionamento entre o município e o estado.

* Hoje com os problemas resolvidos, às 15 h, o governador Roberto Requião e o prefeito Beto Richa cortam a fita que inaugura a via.

* O vereador Reinhold Stephanes Júnior (PMDB), desafeto declarado dos petistas, foi a um almoço na Granja Cangüiri, ontem, vestindo camisa vermelha, dizendo ser uma homenagem ao partido

* Sem ser convidado para o almoço com o governador, o vereador Paulo Salamuni (PV), ex-peemedebista, não se agüentou e deu um jeito de participar

* Ligou para os colegas durante o horário do almoço para saber das novidades.

* O vereador Orlando Bonette (PT), do município de Fazenda Rio Grande, recusou o jetom, pelas sessões extras. Nesta semana, a Câmara Municipal já realizou duas.

* Para hoje e amanhã estão previstas outras duas. De acordo com o regimento interno, cada vereador recebe R$ 380 por sessão. "Não existe a menor necessidade. Os projetos em análise poderiam ter sido votados antes do recesso", diz o vereador.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]