• Carregando...
Ricardo Lewandowski, ministro | Nélson Jr./STF
Ricardo Lewandowski, ministro| Foto: Nélson Jr./STF
  • Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente

Um clima marcado por trocas veladas de acusações e cobranças tomou conta do Supremo Tribunal Federal (STF) na trilha do julgamento do mensalão. Na semana passada, uma demonstração clara dessa crise: o ministro Ricardo Lewandowski (foto ao lado) bateu boca com o ministro Gilmar Mendes no intervalo da sessão, incomodado pela cobrança do colega, publicada pelos jornais. Para evitar que a discussão se agravasse, o ministro Luiz Fux viu-se obrigado a intervir. À espera do julgamento, parte dos ministros cobra publicamente de Lewandowski a liberação em algumas semanas do processo do mensalão. O risco, dizem, é de que o julgamento tenha de ser adiado para 2013 se não for julgado até o final de junho. Esses ministros dizem ainda que Lewandowski, por ser revisor do processo do mensalão, deveria ter começado a analisar o caso desde o fim da instrução da ação penal, quando for concluída toda a coleta de provas e depoimentos de testemunhas e alegações finais.

O número

2.418 prefeitos dos 5.563 municípios do país pretendem concorrer à reeleição neste ano, segundo levantamento realizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). De acordo com a CNM, 3.302 prefeitos podem ser candidatos à reeleição.

Nada de rompimento

O presidente do PMDB no Paraná, deputado estadual Waldyr Pugliesi, negou que o partido tenha rompido integralmente com o PT para a eleição municipal de outubro, conforme se comentava ontem. Segundo ele, há casos pontuais em que as duas legendas serão adversárias, mas em outros municípios serão aliadas. O peemedebista disse que todas essas especulações refletem, na verdade, a busca de espaço já para a eleição de 2014.

Polêmica nos pedágios

A bancada governista na Assembleia Legislativa rejeitou ontem um pedido de informações da oposição a respeito da contratação por parte do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Paraná de 11 empresas privadas para fiscalizar o serviço prestado pelas concessionárias de pedágio do estado.

Correção

Em nota encaminhada à redação, a Câmara Municipal de São José dos Pinhas esclarece que o valor de R$ 1.836.687,38 indicado no infográfico da matéria "Base Aliada domina o Legislativo de 8 das 10 maiores cidades do PR", publicada na edição do último sábado, no item Gasto total com folha de pagamento, trata-se do acumulado dos dois primeiros meses do ano. Na mesma matéria, diferentemente do publicado, Guarapuava conta com 12 vereadores.

Pinga-fogo

"Chegou o momento de o Congresso assumir suas responsabilidades com serenidade."

Do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (foto quadro), sobre a CPMI do Cachoeira.

Colaboraram: Euclides Lucas Garcia e Fabiula Wurmeister.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]