• Carregando...

A ala do PFL mais próxima a Jorge Bornhausen (SC) discordou da estratégia oposicionista de deixar para depois da Páscoa a audiência de Márcio Thomaz Bastos no Congresso. Também entre os tucanos há quem considere um erro o adiamento. Conta outra 1 – Não pára em pé a desculpa arranjada pela oposição depois de berrar aos quatro ventos que o ministro deveria se explicar o quanto antes sobre seu envolvimento no caso do caseiro. Conta outra 2 – O argumento é que seria preciso ouvir antes Jorge Mattoso e Arnaldo Malheiros na CPI dos Bingos. Os requerimentos do ex-presidente da Caixa e do criminalista nem foram votados. Vai entender – Do líder do governo no Senado, Aloízio Mercadante (PT-SP): "Primeiro, a oposição coloca o ministro sob suspeição. Depois, quando ele se dispõe a esclarecer os fatos prontamente, recusa-se a ouvi-lo". Saiu do forno – Deve seguir amanhã para a Câmara o projeto de reforma do ensino superior. Na semana passada, ao fim de longa novela, Lula arbitrou em favor do Ministério da Educação uma disputa com a Fazenda por verbas. Cardápio de campanha – Como previa a proposta original, a reforma estabelece subvinculação de 75% dos recursos constitucionais da educação para as universidades federais. Lula apoiou o MEC depois de ouvir do ministro Fernando Haddad que o ensino superior precisa ser uma marca de seu governo. Santo André 1 – De quatro estatais questionadas pela Promotoria Criminal de Santo André sobre contratos publicitários com o jornal "Diário do Grande ABC", apenas o Banco do Brasil se negou a apresentar as notas fiscais sob o argumento de que isso feria o sigilo das agências de publicidade. Santo André 2 – A Promotoria investiga possível lavagem de dinheiro e favorecimento das empresas federais ao proprietário do jornal, Ronan Maria Pinto, investigado por suspeita de corrupção na prefeitura de Santo André.

Estaleiro – José Serra, líder em intenções de voto para o governo de São Paulo, seria submetido ontem à noite, no hospital Sírio-Libanês, a cirurgia para correção de uma hérnia epigástrica. A previsão é de uma semana de molho.

Confessionário – Teve ares formais a consulta de Jorge Bornhausen à bancada do PFL na Câmara para escolher o candidato a vice na chapa do tucano Geraldo Alckmin. Cada deputado foi chamado ao gabinete do presidente da sigla para conversa a portas fechadas. Zona de influência – Enquanto Serra mantém seus homens no primeiro escalão municipal, Gilberto Kassab ganha espaço no governo do estado. Foi do prefeito a indicação de Antônio de Alcântara Machado Rudge para a pasta dos Esportes. De saída, Lars Grael só soube o nome de seu substituto no dia da transmissão do cargo. Nacional x local – Crítico estridente da administração Lula, o senador tucano Arthur Virgílio disputará o governo do Amazonas ancorado em uma aliança que poderá incluir, além de PDT, PPS e PV, o apoio informal do PT.

TIROTEIO

* Do líder da minoria na Câmara dos Deputados, José Carlos Aleluia (PFL-BA), sobre o petista Tarso Genro, segundo quem a oposição está inflando "artificialmente" a crise do caseiro porque a candidatura de Geraldo Alckmin não decolou:

– Tarso Genro retornou ao ministério para fazer o que sempre foi sua especialidade: falar como se vivesse no mundo da Lua na tentativa de ocultar a real natureza do governo Lula.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]