Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Entrevista

Berzoini diz que PT superou crise

Presidente do PT responsabiliza Delúbio por caixa 2, anuncia que PT vai entrar na Justiça contra FH na terça e fala dos pré-candidatos do PSDB

PT vai entrar com uma ação na Justiça contra o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso na terça-feira, segundo informações do site do partido, por crime contra a honra. De acordo com o presidente do partido, Ricardo Berzoini, ao dizer que "a ética do PT é roubar", em entrevista à revista "Isto É', o ex-presidente Fernando Henrique não ofendeu apenas o PT, mas também os filiados do partido.

- Tentando entrar no jogo, na disputa eleitoral, ele (FH) excedeu o direito à crítica - criticou o presidente do PT.

As afirmações de Berzoini foram dadas ao programa "Roda Viva", da TV Cultura, que na semana passada entrevistou Fernando Henrique. A resposta do PT vai ao ar na noite desta segunda-feira, às 22h30m. Também nesta segunda-feira, o partido comemora os seus 26 anos, numa festa que contará com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.Apesar do desgaste causado pela crise política, o PT observou um crescimento no número de filiações ao partido no ano passado .

Ainda na entrevista ao "Roda Viva", Berzoini disse que a crise do PT foi superada.

- Conseguimos superar essa crise, não sem arranhões e feridas - disse ele.

Por enquanto, só Delúbio Soares foi punido. A comissão de sindicância criada em julho para investigar os demais envolvidos não apresentou seus resultados até hoje.

O presidente do PT atribui a responsabilidade pelos empréstimos em caixa 2 feitos pelo partido ao ex- tesoureiro Delúbio Soares.

- Eu defendi sua expulsão (Delúbio), apesar de ser seu amigo, por colocar em risco uma política partidária de anos. Quem tomou as decisões financeiras foi o tesoureiro, algumas das quais nem documentou - defendeu.

Embora considere a crise superada, Berzoini admitiu que o PT terá dificuldade em arrecadar recursos para a eleição deste ano e terá que fazer campanhas mais baratas. Segundo ele, o que levou ao caixa dois foi a cultura política brasileira, que não aceita que doadores de campanha prestem serviços ao poder público.

- Temos muita dificuldade em entender como a democracia se financia - disse ele.

Berzoini admitiu que o partido enfrentará o debate ético nas eleições deste ano. Ele disse que assim como o PT vai comparar as realizações do governo Lula com as de Fernando Henrique, o partido também vai lembrar os casos suspeitos que não foram investigados na gestão tucana.

- Há um debate na ética. Queremos debater e também comparar - disse.

Além de atacar o governo Fernando Henrique, o presidente do PT aproveitou para apontar as vulnerabilidades dos dois pré-candidatos do PSDB à presidência. Segundo ele, se for candidato José Serra terá que explicar por que prometeu ficar na prefeitura até o final do mandato. Já Geraldo Alckmin será cobrado pela incapacidade de superar as crises na Febem e pela questão da segurança pública.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.