- Novo prefeito do Rio toma posse e anuncia primeira auditoria
- Presidente da Câmara assume interinamente prefeitura de município no Paraná
- Ponta Grossa e Guarapuava empossam prefeitos para segunda gestão
- Cidades do Litoral empossam prefeitos com promessas de mudanças
- No Norte Pioneiro assumem duas prefeitas do PT
- Novos prefeitos e vereadores tomam posse nesta quinta-feira
O ano começa com novos prefeitos nas cidades brasileiras. A maioria dos eleitos toma posse na tarde desta quinta-feira (1.º). Em Curitiba, o prefeito Beto Richa (PSDB) assume o segundo mandato em solenidade aberta ao público às 16h no Memorial de Curitiba.
Para a posse, um esquema especial de trânsito foi montado no Centro. Algumas ruas foram interditadas com bastante antecedência. A cerimônia deverá começar às 16h com a posse dos 38 vereadores. Depois, Richa assume oficialmente o segundo mandato junto com o vice Luciano Ducci. O prefeito fará um discurso após a posse. Às 19h é a vez dos secretários tomarem posse. Beto Richa deverá fazer um novo pronunciamento sobre a equipe de governo.
Quatrocentas autoridades foram convidadas para a posse. Alguns aliados que ajudaram Beto Richa a se reeleger não irão à solenidade, entre eles o senador Osmar Dias (PDT). O governador Roberto Requião (PMDB) também foi convidado, mas não deve comparecer.
Beto Richa tem 43 anos de idade, é engenheiro civil e filho de José Richa, ex-governador e parlamentar. Começou na política em 1994 e se elegeu deputado estadual duas vezes, a segunda com o dobro dos votos da primeira. Foi vice-prefeito da capital e disputou o governo do estado em 2002. Chega ao segundo mandato com uma das votações mais expressivas das capitais brasileiras, com 77% dos votos.



