• Carregando...
Edward James Olmos, Ridley Scott, Daryl Hannah e Rutger Hauer, na exibição de "Blade Runner: a versão final", em Veneza | AFP/Gazeta do Povo
Edward James Olmos, Ridley Scott, Daryl Hannah e Rutger Hauer, na exibição de "Blade Runner: a versão final", em Veneza| Foto: AFP/Gazeta do Povo

O secretário nacional de Justiça, Antônio Carlos Biscaia, confirmou nesta segunda-feira que foi convidado pelo ministro da Justiça, Tarso Genro, para assumir a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). O cargo vinha sendo ocupado por Luiz Fernando Corrêa, que assume nesta segunda-feira a diretoria da Polícia Federal (PF).

- Fui convidado pelo ministro, e conversamos muito em São Paulo no final de semana. Faltam alguns detalhes, que serão decididos ainda nesta segunda-feira, no meu retorno a Brasília, mas a questão está praticamente decidida. Terei uma conversa com o ministro para que possa confirmar a minha mudança de função - afirmou.

O secretário informou que, se vier de fato a assumir a pasta, a prioridade será o Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), lançado em julho pelo Ministério da Justiça.

Biscaia participou da abertura do curso de capacitação e treinamento para prevenção e combate à corrupção e à lavagem de dinheiro no Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro. O treinamento, direcionado a procuradores e promotores de Justiça e agentes da Receita Federal, da Polícia Civil e da Polícia Federal, faz parte do Programa Nacional de Capacitação e Treinamento para o Combate à Lavagem de Dinheiro, que vem sendo desenvolvido pela Secretaria Nacional de Justiça desde 2004, com ações em todo o país.

O secretário disse que ações para bloquear bens e rastrear contas no exterior já existem, mas ressaltou que é preciso avançar para trazer de volta ao Brasil recursos obtidos com a corrupção e enviados a outros países.

- Antes, não havia sequer tentativas de bloqueio de bens e rastreamento no exterior. Isso já está acontecendo, mas estamos entrando numa segunda fase em que precisamos que essas importâncias retornem aos cofres públicos de onde tenham sido criminosamente retiradas - destacou.

De 2004 até agora, o Programa de Capacitação e Treinamento para o Combate à Lavagem de Dinheiro já capacitou 2800 agentes públicos em vários estados brasileiros.

Na tarde desta segunda-feira acontece a transição de comando na PF. Em clima de cordialidade, as equipes de Corrêa e de Paulo Lacerda, que deixa o cargo para dirigir a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), reuniram nesta manhã suas duas equipes para acertar os pontos da sucessão. Corrêa já decidiu trocar todos os diretores setoriais da PF.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]