• Carregando...

Atualizado em 17/05/2006 às 19h25

Cerca de 14 milhões de brasileiros passaram fome no país em 2004, mostra uma pesquisa inédita do IBGE divulgada nesta quarta-feira. O estudo diz também que há mais de 72 milhões de brasileiros na chamada situação de insegurança alimentar - ou seja, dois em cada cinco brasileiros não têm garantia de acesso à alimentação em quantidade, qualidade e regularidade suficiente.

De acordo com a pesquisa, que usa dados da Pesquisa Nacional Domiciliar (PNAD) de 2004, crianças, negros e moradores das regiões Norte e Nordeste do país são os grupos que mais sofrem com restrições na alimentação. Famílias que têm mulheres como chefes e onde vivem crianças e adolescentes com até 18 anos são as mais atingidas.

O índice de insegurança alimentar grave - ou seja, uma experiência de fome na família pelo menos uma vez em um período de 90 dias - chega a 11,55% entre negros e pardos, enquanto o percentual da população branca que sofre com a fome é de 4,1%.

A pesquisa do IBGE também concluiu que a proporção de pessoas vivendo em insegurança alimentar é maior na área rural (49,9%) do que no meio urbano (37,7%).

O levantamento indica, porém, que 109 milhões de pessoas, cerca de 60% dos brasileiros, vivem em domicílios considerados em condições de segurança alimentar. São residências onde há acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente e sem que para isso sejam comprometidas outras necessidades essenciais, como, por exemplo, saúde e educação.

A Pesquisa Suplementar da PNAD 2004 sobre Segurança Alimentar foi realizada em convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS.

A pesquisa usa a Escala Brasileira de Insegurança Alimentar - EBIA para classificar os domicílios em quatro categorias: segurança alimentar (SA), insegurança alimentar leve (IA leve), insegurança alimentar moderada (IA moderada) e insegurança alimentar grave (IA grave).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]