• Carregando...
Deonilson Roldo, atual chefe de gabinete do governador Beto Richa | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Deonilson Roldo, atual chefe de gabinete do governador Beto Richa| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Pinga-fogo

"É preciso honrar os diplomas que lhes serão entregues, pois é através deles que vossas excelências terão legitimidade para devolverem o direito que todos nós brasileiros temos de alcançar a felicidade." Desembargador Edson Vidal Pinto, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, em discurso na cerimônia de diplomação dos eleitos no pleito de 2014.

  • Edson Vidal Pinto, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná

Ficou para hoje o anúncio do novo secretário da Casa Civil do governo do Paraná. Posto mais disputado no primeiro escalão estadual, a vaga está entre o atual chefe de gabinete do governador Beto Richa (PSDB), Deonilson Roldo (foto), e o coordenador da campanha de reeleição do tucano, o deputado federal Eduardo Sciarra (PSD). A decisão seria tomada por Richa na noite de ontem, após uma última reunião com Sciarra.

Aliás...

Quem não estaria nada contente com as negociações de Richa seria o presidente do PSDB de Curitiba, Fernando Ghignone. Atualmente na presidência da Sanepar, ele pode acabar na Compagas. A dança das cadeiras seria necessária para ceder um cargo a Abelardo Lupion (DEM). O democrata assumiria a Cohapar no lugar de Mounir Chaowiche, que iria justamente para a Sanepar.

Esqueceram de mim

A formação da Mesa Executiva da Câmara de Curitiba chamou a atenção pela presença de dois tucanos. A vaga de 3º secretário, que ficou com Serginho do Posto (PSDB), era na verdade para ser de Toninho da Farmácia (PP). Entretanto, por motivos de saúde, ele foi o único vereador aliado de Aílton Araújo (PSC) que não participou da última e decisiva reunião que definiu a estratégia do grupo, minutos antes da votação. Acabou sendo esquecido.

Preleção

Essa última reunião, aliás, estava em clima de preleção de jogo de futebol: 24 vereadores estavam presentes na sala da presidência, e os discursos eram mais de motivação do que de estratégia política. Os ânimos estavam tão acalorados que, no final da reunião, Paulo Rink (PPS) relembrou de seus tempos de jogador e gritou: "Vamos lá, vamos lá! Um, dois, três: A-tlé-ti-co!".

Burocracia enfadonha 1

Arrastando-se por duas horas e meia, a cerimônia de diplomação dos paranaenses eleitos no pleito deste ano foi marcada pela impaciência dos presentes. Por ordem, foram diplomados 54 deputados estaduais, 30 federais e um senador – além de vários suplentes. Quando o governador Beto Richa subiu ao palco, mais da metade dos presentes já havia deixado o evento.

Burocracia enfadonha 2

Os profissionais da imprensa também estavam impacientes. Na mesa de entrega dos diplomas, havia 14 magistrados. E alguns dos deputados eleitos, em vez de se dirigirem apenas àquele que iria lhes entregar o documento, resolviam cumprimentar todos, um a um. À medida que o parlamentar estendia a mão a cada magistrado, os fotógrafos e repórteres embaixo do palco não perdiam a piada: "ô... ô... ô... ô... ô...". Diante do apupo, os diplomados passaram a economizar nos cumprimentos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]