• Carregando...

O deputado federal Dr. Rosinha (PT-PR) criticou ontem, em pronunciamento na Câmara dos Deputados, as ações tomadas pelo governador Roberto Requião (PMDB) contra a APP-Sindicato, entidade que representa os professores e os funcionários estaduais da área da educação. "Trata-se, visivelmente, de uma prática anti-sindical", diz Rosinha. "Essa postura do governador contra o maior sindicato do Paraná é um golpe condenável sob todos os aspectos."

Telinha – O deputado Valdir Rossoni (PSDB) comemorou esta semana aparição na TV Educativa. Ele conseguiu a proeza com o deferimento do deputado Antônio Anibelli (PMDB). Rossoni só lamenta que não tenha tido a oportunidade de debater com o apresentador Carlos Moraes, já que o material foi gravado. "Da próxima vez quero falar ao vivo e ter a chance de replicar os meus possíveis contendores".

Dúvida – Rossoni estranhou os argumentos do apresentador Carlos Moraes, que considerou como transferência de renda o programa do leite e o Luz Fraterna, para justificar a criação de um mínimo regional em ano eleitoral. "O governador está querendo é limpar a barra com os trabalhadores. Por que não aumentou o salário no primeiro dia do seu mandato?", indagou Rossoni.

De perto – O líder do PFL, deputado Plauto Miró Guimarães e o deputado Reni Pereira (PSB), que integram a Comissão de Fiscalização e Controle da Assembléia, farão uma visita às instalações da UEG Araucária, na próxima terça-feira, acompanhados do presidente da comissão, Neivo Beraldin. Os deputados querem verificar o real estado da usina.

OAB – A Ordem dos Advogados no Paraná discute hoje, em reunião do conselho, a proposta de extinção da seção da OAB em Curitiba. O Paraná é o único estado que tem subseção da ordem em capital, mas a proposta tem oposição forte da direção da seção, que deve promover barulho hoje em frente à sede da OAB-PR.

Ação – O esporte dentro da escola foi tema de palestra proferida pelo ex-presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde (PCdoB), aos representantes da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Udime). Ele foi ouvido por mais de 200 secretários municipais de Educação, em Foz do Iguaçu. Gomyde defendeu a implantação de projetos esportivos dentro das escolas.

Primeiro emprego – Para garantir a entrada de recém-formados no mercado de trabalho, o vereador Mário Celso Cunha (PSDB) apresentou projeto de lei na Câmara isentando os novos profissionais de pagamento do Imposto Sobre Serviços (ISS) por um ano. "A carga tributária se constitui em ônus elevado para quem deixa a faculdade e procura iniciar seu próprio negócio", justifica Mário Celso.

Homenagem – A Câmara Municipal de Curitiba entrega hoje, às 20 horas, no plenário do Palácio Rio Branco, o título de Cidadão Honorário ao ex-presidente do Tribunal Regional Federal (TRF) da 4.ª Região, juiz Vladimir Passos de Freitas. A iniciativa é do vereador Felipe Braga Cortes (PMDB).

Reconhecimento – O vice-prefeito de Medianeira, Ricardo Endrigo, recebeu o "Prêmio Personalidades Empreendedoras do Paraná", oferecido pela Fundação Trabalhista do Paraná (Fotrapar) e União das Associações de Empregos da CIC do Paraná (Unaecic). A entrega do título é uma proposição do líder do governo na Assembléia Legislativa, Dobrandino da Silva, em homenagem ao Dia Internacional do Trabalhador, comemorado em 1.º de maio.

Posse – O secretário da Saúde, Cláudio Xavier foi empossado, em Brasília, como vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). A nova diretoria foi escolhida em março pelos secretários estaduais de saúde. O presidente eleito é o secretário do Ceará, Jurandi Frutuoso, que substitui Marcus Pestana, de Minas Gerais.

Pinga-fogo

* O ex-governador do Rio Grande do Sul, Olívio Dutra, defendeu ontem o salário mínimo regional no Paraná.

* "Os trabalhadores paranaenses têm que ser os beneficiários desse crescimento econômico. Essa renda pode agora ser melhor distribuída com um salário mínimo regional maior que o mínimo nacional", disse o ex-governador.

* O salário regional foi implantado no Rio Grande do Sul na época do seu governo.

* O presidente da Associação dos Notários e Registradores do Brasil, Rogério Portugal Bacellar, estará hoje na Assembléia Legislativa a convite do Fórum pela Democracia, para falar sobre o funcionamento dos cartórios brasileiros.

* Ele irá falar sobre o funcionamento de Cartórios 24 Horas, disponíveis em 16 estados mais o Distrito Federal, e o Cartório Itinerante, instalado dentro de um ônibus.

* O presidente da Associação dos Municípios do Paraná e prefeito de Nova Olimpia, Luis Sorvos, avaliou com cautela os resultados da marcha dos prefeitos a Brasília.

* "O governo anunciou a liberação dos R$ 1,4 bilhão como se isso tivesse sido efetivado, mas nós sabemos que isso ainda depende da votação da reforma tributária", comentou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]