• Carregando...

Brasília (AE) – O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Roberto Busato, cobrou ontem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva os nomes dos que o traíram, afirmando que ele "tem o dever de divulgar, publicamente, os nomes dos companheiros que lhe cravaram a faca nas costas".

Busato referia-se à entrevista dada anteontem por Lula para ser levada ao ar amanhã, Dia de Ano-Novo, no programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão. Nela, o presidente disse que o escândalo envolvendo o PT e o governo foi "como uma facada nas costas", mas, a exemplo de declarações anteriores, negou-se a citar os nomes dos que o traíram, afirmando que "não interessa se foi A, B ou C".

Ao cobrar a divulgação dos nomes, o presidente da OAB disse que "o presidente da República está abaixo do ordenamento jurídico e não pode deixar impunes aqueles que roubaram o dinheiro do povo brasileiro, mas também aqueles que roubaram o sonho dos brasileiros, o sonho de ver o País mais justo, o País reformado, onde haja perspectiva nítida para os jovens nascidos neste País".

Busato observou que, "a cada dia que passa, Lula se enrola mais na crise". Segundo ele, parece não importar ao presidente quem ele está prejudicando ao omitir os nomes dos traidores, se seu partido, seus companheiros ou o próprio País. "O que importa para Lula são os seus projetos personalísticos, e isto está impedindo, pelo menos até o momento, que ele divulgue quem lhe cravou uma espada nas costas", afirmou.

Ainda segundo Busato, o presidente da República continua "numa posição omissa e absolutamente autista em relação à crise". O presidente da OAB avalia que essa posição foi agora agravada "com o reconhecimento dele da existência do mensalão". Esse reconhecimento, entretanto, foi negado anteontem pela assessoria da Presidência da República, tão logo chegou a seu conhecimento o fato de que esta parte da entrevista de Lula havia vazado para a imprensa.

"Não é possível que alguém traia o presidente da República e fique sem punição", insistiu Busato. "Escondendo os nomes dos responsáveis pela traição Lula está, na verdade, traindo a Nação."

Segundo o presidente da OAB, não se pode esquecer que o que está em jogo são recursos públicos, que foram desviados, como demonstrado pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Correios no relatório preliminar. "Teve desvio de verba pública por meio da Visanet, do Banco do Brasil, conforme revelou a CPI", afirmou. "Além disso, ganha corpo a tese de que pessoas muito próximas ao presidente da República, que ainda recebem salário do erário, participaram do esquema de corrupção."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]