• Carregando...
O cantor se apresentou ao lado de Gilberto Gil em show na Ópera de Arame, em agosto de 2015 | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo/Arquivo
O cantor se apresentou ao lado de Gilberto Gil em show na Ópera de Arame, em agosto de 2015| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo/Arquivo

Convidados ao Altas Horas, da TV Globo, sob o pretexto de falar sobre a trilha sonora da novela Velho Chico, Caetano Veloso e Gilberto Gil foram cobrados de um posicionamento em relação às manifestações pró-impeachment que estão ocorrendo no país --a maior delas no último domingo (13).

Durante a gravação, que aconteceu na turbulenta quinta-feira (17), os músicos foram questionados se havia semelhança entre as passeatas atuais contra o governo e o cenário político vivido por eles antes da instauração da ditadura militar, em 1964.

“A manifestação de domingo, para mim, não foi suficientemente diferente da passeata da Família com Deus [pela Liberdade], que apoiou o golpe de 64”, respondeu Caetano, traçando um paralelo entre os movimentos da época endossados por artistas como ele e Gil.

“Não reconheci nela a passeata dos Cem Mil, da qual nós participamos. A gente participou de um movimento para uma possível volta da democracia. Grande parte da esquerda também não gostava do que a gente fazia”, lembrou ele, segundo os sites do Estadão e iG, que acompanharam a gravação.

“Agora, os acontecimentos estão se atropelando. Precisamos ter calma para olhar os acontecimentos. Não temos uma ditadura, mas o Brasil é um país desumanamente desigual e toda movimentação no sentido dessa tentativa de diminuir a desigualdade enfrenta a oposição da elite. Eu desconfio”, encerrou.

Procurado pela reportagem, Caetano informou por meio de Paula Lavigne que comentará o tema em seu perfil no Facebook. A Globo não deu mais detalhes sobre a gravação.

O programa, que também teve participações de Rodrigo Santoro, Tony Ramos e Baby do Brasil, vai ao ar no próximo sábado (26), véspera da Páscoa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]