• Carregando...

A caixa de voz com as conversas dentro da gabine da aeronave Learjet modelo 35 que caiu no domingo (4) na Zona Norte matando oito pessoas já foi encaminhada à perícia, assim como a turbina, o painel e outros pedaços da aeronave.

As peças podem ajudar nas investigações sobre as causas do acidente. Uma equipe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) esteve no local do acidente na manhã desta segunda-feira (5). O órgão tem 90 dias para apresentar relatório parcial sobre a causa do acidente.

Os bombeiros encerraram por volta das 13h desta segunda-feira as buscas por peças do jato executivo modelo LearJet 35A.

Especialistas destacam a importância da análise do gravador de vozes para a apuração dos motivos que levaram à queda do avião. "O gravador de vozes de cabine é uma das peças mais importantes. Sinaliza o estado do motor para saber se ele estava funcionando ou não quando houve o choque, posição das manetes de potência e posição dos instrumentos", explica o vice-presidente da Associação Brasileira de Aviação Geral, Adalberto Febeliano.

Para outros especialistas em aviação, o modo como a aeronave caiu sobre as casas é um indicativo de pane. "O piloto, mesmo com o avião em pane, tenta que o avião pouse em cima de telhado, mas nunca de bico. A falta de controle de cair na perpendicaular mostra que é uma pane do avião", afirma George Sucupira, presidente da Associação de Pilotos e Proprietários de Aeronaves.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]