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O deputado Efraim Filho (DEM-PB), integrante da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Crise Aérea, afirmou nesta segunda-feira (23) que os primeiros dados da caixa-preta do Airbus da TAM indicam que o piloto não tentou arremeter (voltar a subir) a aeronave, de acordo com informações da "Agência Câmara".

Os primeiros dados analisados comprovam, segundo o deputado, que o piloto teve dificuldades em frear o avião, que acabou colidindo com o prédio da TAM Express na última terça-feira (17). "Ele tentou realmente frear, teve procedimento de pouso até o final", disse, em entrevista à Rádio Câmara.

O deputado está nos Estados Unidos, onde a caixa-preta é analisada nos laboratórios do National Transportation Safety Board, em Washington. O relator da CPI, deputado Marco Maia (PT-RS), também viajou para acompanhar a análise dos dados.

Segundo informações da "Agência Estado", pelos dados decodificados até agora, o trajeto do avião indica uma linha reta até o momento do acidente. Inicialmente, acreditava-se que o piloto, ao perceber a impossibilidade de frear, teria tentado levantar vôo novamente, mas acabou batendo no prédio da TAM Express, na Avenida Washington Luis.

A análise dos dados da caixa-preta é acompanhada por oficiais da Aeronáutica que viajaram para os Estados Unidos. Desde sexta-feira (20), são analisadas as informações técnicas do vôo JJ 3054, entre Porto Alegre e São Paulo.

Uma segunda caixa-preta, com os diálogos entre os pilotos, começa a ser analisada nesta segunda-feira (23). "O trabalho de análise dos dados está sendo feito rapidamente e com muita determinação", afirmou o deputado Marco Maia, relator da CPI.

Os oficiais da Aeronáutica, segundo o deputado, não descartam a hipótese de que as condições da pista principal de Congonhas tenham sido um fator que contribuiu para o acidente. "Não há ainda elementos para dizer que houve exclusivamente falha mecânica ou exclusivamente falha humana. Com isso, a hipótese de a pista ser um fator contribuinte para o acidente continua em análise", afirmou Maia.

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