• Carregando...

A Caixa Econômica Federal vai pedir ajuda à Polícia Militar para aumentar a segurança em casas lotéricas nas cidades onde não há agência do banco no Paraná. O apoio será para os dias de pagamento dos salários de aposentados e pensionistas do estado, que passarão a ser depositados no banco estatal a partir de março.

Os pagamentos de vencimentos de 90 mil servidores inativos e pensionistas do poder Executivo, Judiciário e Ministério Público, hoje pagos pelo Itaú, serão transferidos até junho para o novo banco. Os salários de março já começam a ser depositados na Caixa para parte desses aposentados e pensionistas.

Em 322 cidades, onde a Caixa não tem agência bancária, os salários pagos pela ParanaPrevidência serão retirados em casas lotéricas e estabelecimentos credenciados, que normalmente não têm sistema de segurança adequados e receberão um volume de dinheiro maior do que normalmente trabalham. A direção da Caixa afirma que tomará medidas para evitar assaltos. "Vamos aumentar a segurança das casas lotéricas, pedindo apoio das polícias Civil e Militar", diz Klaus Olívio dos Santos, integrante da coordenação do grupo de implantação das contas da ParanaPrevidência.

Os pagamentos serão feitos através de cartão eletrônico, com saques nas casas lotéricas e estabelecimentos credenciados, como supermercados. A Caixa tem agências em 77 cidades no estado e 80% dos servidores moram em cidades médias, onde há agências. Nas demais cidades, o banco vai montar um posto provisório para a abertura das contas.

Em duas cidades sem agências, onde o número de servidores inativos é considerável, a Caixa está estudando soluções para melhorar o atendimento. Em Piraí do Sul, nos Campos Gerais, onde há 411 pessoas que recebem pela ParanaPrevidência, será aberto um posto bancário até abril. A cidade tem uma casa lotérica, pequena, e normalmente em dia de pagamento, uma fila é formada durante todo o dia em frente ao caixa eletrônico do Itaú, no qual os pagamentos são retirados. Em Cruzeiro do Oeste, onde há 248 aposentados e pensionistas do estado, o banco estuda uma forma de melhorar o atendimento.

A abertura das contas será feita de maneira escalonada até junho e nas cidades onde há agência, o banco vai selecionar qual é mais próxima da casa do beneficiário para indicar a abertura da conta. Para os aposentados com dificuldade de locomoção, existe a possibilidade de uma equipe do banco ir até a casa da pessoa para abrir a conta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]