• Carregando...

O deputado estadual, Natálio Stica (PT), prevê dificuldades de eleição da bancada do PT. Pelos cálculos do partido, dos nove parlamentares eleitos na última eleição, cinco ou seis devem voltar. Com a crise política, a previsão é de queda do voto de legenda, uma das características históricas do PT. A maioria dos votos que o partido deve perder, no entanto, não irá para ninguém. "Infelizmente, vão ser brancos e nulos", disse. "E vai sobrar uma parte para o PPS e PSOL".

Disputa 1 – "Ele não disse nada de novo". A avaliação é do candidato à presidência estadual do PT, deputado Tadeu Veneri, sobre a vinda do deputado federal, Ricardo Berzoini (PT-SP) a Curitiba. Segundo Veneri, o candidato a presidente nacional pelo Campo Majoritário deixou estarrecida a ala esquerda do partido ao afirmar que o PT deve fazer aliança com qualquer partido que apóie os projetos do governo. "Então se o PFL quiser, vamos fazer? É absurdo", retrucou Veneri.

Disputa 2 – Enquanto isso, o presidente estadual do PT, André Vargas, que disputa a reeleição, passa o feriadão percorrendo o interior. Na reta final da campanha para o processo de eleições diretas, marcado para o dia 18, o candidato estará em sua base política na Região Oeste do estado. Vargas visita cerca de 15 municípios para pedir votos para militantes e lideranças. O parlamentar quer dar uma injeção de ânimo nos filiados para fortalecer o seu grupo, o Campo Majoritário.

Frutos – A vereadora Dona Lourdes não escondia o sorriso no primeiro dia no ninho tucano na Câmara de Curitiba. Durante a festa de filiação, o prefeito Beto Richa garantiu a ela uma Unidade de Saúde no bairro de Santa Quitéria, atendendo à promessa feira à população do bairro durante a campanha do ano passado.

Articulando – Até domingo, a vereadora Nely Almeida (PSDB) espera percorrer diversos municípios da Região Sul do Paraná para fortalecer a pré-candidatura ao Senado. Nesses encontros líderes tucanos revelaram a Nely que no próximo ano os eleitores apostarão em lideranças com uma plataforma visando a corrigir deficiências sociais.

Impressionado – A lista de empreendedores culturais que tiveram projetos aprovados pela Lei de Incentivo à Cultura e que não prestaram contas à secretaria de Finanças deixou o vereador Luís Ernesto (PSDB) impressionado. Ele afirma que todos que não prestaram conta irão para a dívida ativa do município e não poderão participar de futuros editais.

Empregos – Em parceria com a Fiep, o deputado estadual Cleiton Kielse está auxiliando na criação de uma agência de desenvolvimento no Vale da Ribeira. Kielse conta que 60% da renda da região vem da exploração da madeira. O objetivo é fazer com que as indústrias madeireiras como de móveis e utensílios se instalem no local gerando emprego e renda ao invés de apenas explorar a madeira.

Italianos – O município de Palotina foi contemplado com a liberação de R$ 150 mil do governo do estado para a pavimentação de ruas. A liberação da verba ocorreu durante o lançamento do projeto para estreitar relações com a Itália, já que 76% dos habitantes de Palotina são italianos ou descendentes. O município irá firmar diversos convênios com a Itália e escolher cidades gêmeas aproveitando as características italianas da cidade como hábitos e arquitetura.

Sagrado – Para o deputado estadual Antônio Anibelli (PMDB) o feriado de 7 de setembro é mais que um feriado patriótico, é um dia santo já que nessa data se comemora o dia da padroeira de Clevelândia, cidade natal do deputado, localizada no Sudoeste do Paraná. Ele disse que há 30 anos consecutivos ele não perde as comemorações dedicadas à santa.

Lixo – O vereador Fábio Camargo (PFL), autor de projetos sobre o tratamento de lixo e uso do biogás em Curitiba, está organizando uma audiência pública sobre o tema. Camargo que visitou vários projetos, em desenvolvimento, acredita que com a audiência a comunidade terá o conhecimento necessário para saber da importância do tratamento do lixo.

Pinga-fogo

* Candidato da esquerda na disputa pela presidência do diretório municipal do PT em Curitiba, o ex-vereador Adenival Gomes defendeu esta semana a realização de uma "ampla auditoria" nas contas do partido na cidade.

* "Se eleito, não vou assumir dívidas que foram contraídas sem o conhecimento da direção partidária", afirma Adenival.

* O destino da vereadora Julieta Reis (sem partido) pode ser selado na próxima semana quando ela se encontra com dirigentes do PSB curitibano.

* Sondada por diversos partidos e após anunciar que não iria para o PSB depois da debandada, Julieta pode mudar de idéia.

* Após a convenção municipal do PCdoB no final de semana, o vereador Luizão anunciou que vai disputar a eleição para deputado estadual no que vem. "O partido precisa se fortalecer em todo o estado", justifica a decisão.

* Uma reunião entre o pré-candidato ao governo do Paraná, Osmar Dias, e os vereadores pedetistas definiu que Jairo Marcelino, Jorge Bernardi e Tito Zeglin serão candidatos nas eleições de 2006.

* Bernardi e Tito sairão para federal e Jairo, para estadual.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]