• Carregando...

"Aqui, ninguém faz nada isoladamente. A Assembléia é plural e as decisões são tomadas em conjunto, com equilíbrio e bom senso."

Nélson Justus, presidente da Assembléia Legislativa, ao justificar a derrubadas das seis CPIs.

Calma – O presidente da Assembléia Legislativa, Nélson Justus (DEM), diz que vai aguardar a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a regra que garante o mandato ao partido e não ao candidato eleito antes de decidir sobre o pedido do PMDB. O partido pede a vaga de Geraldo Cartário para o suplente Jonas Guimarães. "A gente sente que o Supremo quer e tem número suficiente para ratificar o voto do TSE", dis Justus. Se isso acontecer, os presidentes de Legislativos têm de dar posse aos suplentes.

Dúvidas – Para Justus, a Constituição Federal não diz que o mandato é do partido, mas depende de como o STF vai interpretar. Ainda não está claro, segundo o presidente, se o deputado ou vereador teria que retornar ao partido pelo qual foi eleito ou se perderia o mandato.

Retorno – A Assembléia Legislativa aprovou ontem mudanças na forma de tramitação dos projetos. A partir de agora, as matérias arquivadas poderão voltar a tramitar mediante requerimento do autor dentro dos primeiros 180 dias da primeira sessão legislativa. Atualmente, no fim de cada legislatura todos os projetos apresentados devem ser arquivados, independente da fase de tramitação. A proposta é do deputado Nereu Moura (PMDB) e muda o Regimento Interno.

Aftosa 1 – O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes (PMDB), nomeou mais um paranaense para trabalhar com ele no ministério. É Inácio Afonso Kroetz, que era o presidente do Conselho de Sanidade Animal do Paraná e será secretário nacional de defesa animal. O primeiro a ser convidado por Stephanes foi Newton Pohl Ribas, ex-secretário e ex-diretor-geral da Secretaria Estadual da Agricultura.

Aftosa 2 – Cabe a Inácio Kroetz e a Newton Ribas a responsabilidade de evitar novos focos de febre aftosa no país. E é justamente isso que os parlamentares e partidários que fazem oposição aos governos estadual e federal estranham. Eles integravam a equipe do governo paranaense que anunciou a possibilidade de haver aftosa no Paraná – que de fato não existia –, o que prejudicou a pecuária do estado. Os dois são parceiros do vice-governador e ex-secretário estadual de Agricultura, Orlando Pessuti, e estavam sem moral com o atual secretário, Wálter Bianchini.

Iniciação – O deputado estadual Reinhold Stephanes Junior (PMDB) está vivendo uma fase de adaptação política depois que o pai, Reinhold Stephanes (PMDB) assumiu o Ministério da Agricultura. Avesso ao PT, o filho teve que conter as costumeiras críticas ao partido do presidente Lula e ainda iniciar um relacionamento mais próximo com históricos adversários. Ontem, almoçou com Gleisi Hoffmann. Para sua própria surpresa, aprovou. "Comecei bem, com a mais simpática e a versão mais light do PT", contou.

Posse – O suplente do senador Alvaro Dias (PSDB-PR), Wilson Matos, também do PSDB, toma posse hoje, às 15 horas. Matos ficará no Senado enquanto Alvaro Dias se recupera de uma cirurgia feita na última sexta-feira para reconstituição de ligamentos do joelho esquerdo. No Senado, ele promete defender projetos que melhorem a educação no país, principalmente contra a escassez de recursos do Governo Federal nas universidades e a falta de vagas.

Confusão – O vereador curitibano Custódio da Silva disse ontem que não sabe em qual partido está filiado. Ele teria entregue sua ficha de filiação ao presidente do PAN estadual, junto com o pedido de desfiliação do PRTB. "O presidente iria entregar no TRE para mim a desfiliação e a filiação no PAN", disse Custódio. Mas ao saber pela imprensa que o pedido de filiação dele não foi aceito pela direção do PAN, disse que vai ter que investigar para descobrir em que partido está.

Pinga-fogo

A escolinha do governo do estado desta manhã terá como tema uma denúncia de venda subfaturada de uma floresta de 1,8 mil hectares no município de Inácio Martins, em 2001. ••• Especula-se que a denúncia possa atingir o deputado oposicionista Valdir Rossoni (PSDB), que é empresário do ramo madeireiro. ••• O prefeito Beto Richa assina hoje, às 20 horas, no Castelo do Batel, o decreto que cria o Conselho Municipal de Turismo (Comtur), instituído para discutir políticas de desenvolvimento turístico para a cidade. ••• Tomam posse hoje os novos diretores da Emater. O médico-veterinário Arnaldo Bandeira assumirá a função de diretor-presidente, no lugar de Sabino Campos. ••• O TCE julgou procedente uma denúncia contra o ex-prefeito do município de Nova Aurora (Oeste do estado), Delmo Passoni, no período de janeiro de 2001 a fevereiro de 2002. ••• Durante a gestão de Passoni, segundo o TCE, houve superfaturamento na compra de combustíveis, com favorecimento de empresa cujo sócio era, à época, secretário municipal da prefeitura. Uma estrada que não foi concluída, porém paga e faturada com notas falsas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]