• Carregando...

A semana deve ser de pouca movimentação na Assembléia Legislativa. Com o feriadão da Páscoa, temas polêmicos não devem entrar em votação por falta de quórum. A votação final da proposta de emenda constitucional que proíbe o nepotismo no Paraná estava prevista para terça-feira, mas se a Casa não estiver cheia, o presidente Hermas Brandão (PSDB) deve transferir para o dia 18. Como são necessários 33 votos para aprovação, o deputado não quer correr risco de ver a emenda rejeitada.

– A bancada do governo quer a votação urgente do projeto que cria o novo salário mínimo no Paraná. A previsão é de que seja votado só depois de maio. "Os empresários foram beneficiadas com isenção fiscal e não têm do que reclamar. Agora é hora dos trabalhadores", disse o deputado Vanderlei Iensen (PMDB), que acompanhou a elaboração da proposta como ex-chefe de gabinete do governador. Segundo Iensen, o governo faz um apelo para que os sindicatos, maiores interessados na lei, se posicionem.

Inédita – A atual crise política vai completar um ano e pode entrar para a história como uma das maiores já enfrentadas pela país. A avaliação é do deputado federal Cezar Silvestri (PPS-PR), que aponta como mais grave o fato de que os três poderes da República se envolveram em escândalos como o mensalão e a "intromissão" do Judiciário em questões do Legislativo, como a ordem do STF para o Conselho de Ética refazer o parecer que recomendava a cassação de José Dirceu (PT).

Recompensa – Começou a tramitar na Câmara Municipal um projeto criando a lei de incentivo aos estágios remunerados em Curitiba. Pela proposta do vereador Ney Leprevost (PP), as empresas que contratarem estagiários terão isenção de ISS e IPTU proporcional ao valor gasto com os estágios. A idéia surgiu depois de ler pesquisa na Gazeta do Povo apontando que 70% dos jovens não têm emprego porque não têm experiência.

Homenagem – A Assembléia Legislativa vai votar nos próximos dias o projeto que concede o título de Cidadão Honorário do Paraná a William Soto Santiago. Natural de Porto Rico, é teólogo graduado no México e doutor pela Universidade de United Kingdom, dos Estados Unidos. "Ele tem reconhecimento internacional pela sua atuação doutrinária que incentiva os estudos, a formação e qualificação profissional", disse o autor da proposta, o deputado Luiz Fernandes Litro (PSDB).

Controle – A Câmara Municipal vai adotar um novo esquema de segurança a partir de amanhã. Todos os visitantes terão que se identificar e serão monitorados por um circuito interno de televisão. "É uma forma de garantir a segurança de todos que circulam no prédio", explica o primeiro-secretário, Fábio Camargo (PFL), que está implantando o sistema. Até o fim do ano, o vereador garante que também vai estar no ar a TV Câmara, que vai funcionar nos mesmos moldes da TV Senado.

Espera – Os pedetistas aguardam para depois da Semana Santa uma resposta oficial da Executiva Nacional sobre o lançamento ou não de candidato próprio à presidência da República. Da decisão depende o futuro político do senador Osmar Dias (PDT). "Antes disso não tem como ele encampar de vez a campanha a governador", disse o líder do PDT na Assembléia, Luiz Carlos Martins. A preocupação é assumir a candidatura agora e ter que recuar se o partido lançar candidato à sucessão de Lula (PT).

Pinga-fogo

* O deputado estadual Alexandre Curi (PMDB) foi o primeiro dos vereadores de Curitiba a puxar a fila para a Assembléia Legislativa.

* A partir de janeiro, pode ter ao lado colegas que ficaram na Câmara: Ney Leprevost (PP), Reinhold Stephanes Jr (PMDB) e Fábio Camargo (PFL), que estão em campanha para deputado estadual.

* O ex-prefeito de Curitiba, Cassio Taniguchi (PFL), recebeu ontem a visita do presidente do PSB do Paraná, Severino Araújo, para discutir a sucessão estadual.

* O PSB, que ainda não decidiu em que palanque irá subir, foi consultar o pré-candidato a deputado federal.

* O deputado estadual Mauro Moraes (PMDB) prepara uma mobilização na Assembléia, no próximo dia 18, com sindicatos dos trabalhadores para pedir agilidade na votação do novo salário mínimo regional.

politica@gazetadopovo.com.br

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]