• Carregando...
João do Suco. | Henry Milléo/ Gazeta do Povo
João do Suco.| Foto: Henry Milléo/ Gazeta do Povo

Com as medidas, João do Suco segue os passos de Rossoni

Ao anunciar uma série de mudanças na gestão administrativa da Câmara de Curitiba, o vereador João do Suco (PSDB) segue o modelo adotado pelo atual presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Valdir Rossoni (PSDB).

Leia a matéria completa.

Mudanças

Sem grande alarde, o recém-empossado presidente da Câmara, João do Suco, anunciou uma série de medidas para dar mais transparência aos atos da Casa:

• Substituir o diretor-geral.

• Recadastrar todos os funcionários concursados e comissionados.

• Reavaliar todos os contratos da Câmara.

• Adotar ponto biométrico para controle de frequência de servidores e vereadores.

• Contratar 56 servidores aprovados em concurso.

• Conceder vale-creche para os servidores.

• Promover estudo para implantar um painel eletrônico que registra as votações dos vereadores.

• Promover estudo para implantar a TV Câmara.

O presidente da Câmara de Curitiba, João Luís Cordeiro (PSDB), o João do Suco, anunciou na noite da sexta-feira uma série de mudanças que pretende implantar para dar mais transparência ao Legislativo municipal. As modificações foram divulgados por meio de uma nota no site da Câmara, sem muito alarde. Entre as medidas previstas está o recadastramento de todos os funcionários concursados e comissionados da Casa para encontrar possíveis fantasmas, a revisão de todos os contratos da Câmara e a implantação de ponto biométrico para registrar a presença de funcionários e vereadores por meio da impressão digital. Também será feita a mudança do diretor-geral.

Em entrevista à Gazeta do Povo, logo após tomar posse no dia 19 de março, João do Suco já dava indícios de que romperia com a gestão do antecessor, João Cláudio Derosso (PSDB) – que comandou o Poder Legislativo municipal por quase 15 anos ininterruptamente e que só deixou a presidência por causa de acusações de irregularidades em contratos de publicidade da Casa. Na entrevista, João do Suco se comprometeu a fazer uma transformação durante a sua curta gestão na presidência – que vai durar apenas dez meses.

Segundo o texto divulgado pela Câmara, as mudanças começam já nesta segunda-feira, quando Vinícius José Bório, administrador de empresas e funcionário de carreira da prefeitura de Curitiba, assume a direção-geral da Câmara. Ele substituirá José Domingos Borges Teixeira.

João do Suco pretende também dar posse a 56 servidores que foram aprovados em concurso público. Cerca de 80 pessoas que fizeram concurso aguardavam na lista de espera para ser chamados, segundo o texto da Câmara.

Na terça-feira, todos os servidores concursados e comissionados (de indicação política) terão de passar por um recadastramento funcional. O objetivo, diz a nota da Câmara, é a atualização e uniformização dos cadastros que permitirá eventuais relocações de servidores para outros setores. O recadastramento pode servir também para apurar eventuais casos de funcionários fantasmas na Casa.

Transformação

O anúncio das mudanças na gestão da Câmara inicia a transformação prometida por João do Suco. "Sou uma pessoa bastante otimista. Acredito que nós podemos fazer uma transformação. Não toda a transformação necessária. Mas, pelo menos, dar o início", disse o tucano na entrevista concedida à Gazeta do Povo depois da posse.

Na sexta-feira, após o anúncio das medidas, a reportagem tentou falar com João do Suco sobre as mudanças na Casa. Mas ele não atendeu os telefonemas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]