• Carregando...

Brasília (Folhapress) – A absolvição do líder do PL na Câmara, Sandro Mabel (GO), recomendada pelo Conselho de Ética da Casa, deverá ser confirmada hoje pelo plenário, tornando o deputado o primeiro envolvido no escândalo do mensalão a escapar da cassação.

A votação deveria ocorrer na próxima semana, em respeito ao intervalo de duas sessões ordinárias entre a aprovação pelo Conselho e a apreciação pelo plenário, mas o próprio Mabel apresentou um requerimento ao presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PC do B-SP), dispensando esse intervalo.

O requerimento foi aceito pelo plenário da Câmara e o parecer pela absolvição - aprovado por 14 votos a 0 pelo Conselho na semana passada – deve ir a voto hoje à tarde.

Ontem, o Conselho começou o processo de votação do relatório que pede a cassação de outro dos envolvidos no escândalo do mensalão, o deputado Romeu Queiroz (PTB-SP).

A sessão foi interrompida por volta das 18 horas, porque estava sendo votada uma medida provisória pelo plenário, e não havia sido reiniciada até às 21 horas. Antes da interrupção, quatro deputados com direito a voto no conselho haviam se manifestado sobre o parecer do relator, Josias Quintal (PSB-RJ). Três deles – Carlos Sampaio (PSDB-SP), Orlando Fantazzini (PSOL-SP) e Chico Alencar (PSOL-RJ) – acompanharam o voto do relator, ou seja, defendem a cassação. Apenas Pedro Canedo (PP-GO) manifestou-se favoravelmente a uma pena mais branda, como uma suspensão.

Outros nove deputados ainda deveriam declarar seus votos. Para que a cassação de Queiroz seja aprovada pelo conselho, são necessários no total oito votos. De qualquer forma, a decisão ainda precisará ser confirmada pelo plenário da Câmara.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]