• Carregando...

O projeto que permitiria a recriação dos bingos no país foi derrotado na noite de ontem em votação na Câmara dos Deputados. A discussão sobre o tema foi polêmica e levou horas. O resultado saiu pouco antes de 21h, com 212 votos contra e 144 a favor da legalização do jogo de azar.

Os partidos de oposição ao governo decidiram votar em peso contra a legalização. Já a base do governo foi liberada para votar individualmente, embora vários líderes petistas, como José Genoino (PT-SP) tenham usado o microfone para pedir que os governistas também rejeitassem a recriação dos bingos.

Os relatórios da Polícia Federal, da Receirta Federal e da Caixa Econômica Federal sobre o projeto, que mostravam fragilidades na fiscalização, levaram vários deputados a discursar no plenário afirmando que as casas de bingo seriam apenas uma maneira de retomar os crimes de lavagem de dinheiro, já detectados quando o jogo foi legalizado no Brasil.

Nota divulgada pelo Ministério da Justiça divulgada ontem revelava que técnicos dos três Poderes concordavam com os problemas. Segundo o texto, o projeto não permitia "ao Estado brasileiro construir sistemas de regulamentação e fiscalização capazes de evitar que a atividade de bingos se mantenha livre da sanha lucrativa da criminalização organizada".

A inclusão do tema na pauta da Câmara no fim do ano legislativo foi feita por pressão de deputados que ameaçavam impedir todas as outras votações caso o tema não fosse discutido. Os defensores do projeto, como o PMDB e o PTB, alegavam que a recriação das casas de bingo criariam mais empregos e destinariam recursos para a saúde sem a necessidade de novos impostos para a área.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]