• Carregando...
Jonny Stica (PT): vereadores da oposição vão explicar acusações contra o prefeito no plenário | Elton Damásio/ Gazeta do Povo
Jonny Stica (PT): vereadores da oposição vão explicar acusações contra o prefeito no plenário| Foto: Elton Damásio/ Gazeta do Povo

A Câmara de Curitiba reabre seus trabalhos hoje em ritmo de campanha eleitoral. A bancada de oposição promete apresentar nesta quarta-feira ao Ministério Público (MP) uma notícia-crime contra o prefeito e candidato à reeleição, Luciano Ducci (PSB). No pedido de investigação, a oposição dirá que há indícios de omissão de patrimônio na declaração de bens feita por Ducci à Justiça Eleitoral.

Segundo o advogado da bancada de oposição, José Carlos Cal Garcia Filho, há indícios de incongruências entre o patrimônio real do prefeito e o patrimônio declarado para fins eleitorais nas eleições de 2008 e deste ano. "Não há qualquer especulação ou conjectura. Com base nos registros públicos e matrículas, fizemos esta análise [de que o patrimônio declarado é inferior ao real]. Em 2008, o valor real chega a ser duas vezes o valor declarado", afirma.

A notícia-crime, que é um pedido de investigação às autoridades competentes, deve ser apresentada ao MP hoje, às 14h. Antes disso, entretanto, os vereadores devem explicar em detalhes a acusação no plenário da Casa. Segundo o líder da bancada, Jonny Stica (PT), os parlamentares também pretendem pedir esclarecimentos sobre as denúncias publicadas pela revista Veja em junho, de que o prefeito teria registrado um aumento patrimonial incompatível com sua renda.

Sabendo da ameaça da oposição, a equipe de campanha do prefeito divulgou uma nota ontem informando que todas essas acusações já foram esclarecidas. Na nota, Ducci também voltou a dizer que os bens citados na denúncia feita pela Veja pertencem a sua mulher, Marry Dal Prá Ducci, e que foram herdadas ou adquiridos legalmente por sua mulher e seus filhos.

Reabertura

A sessão de hoje marca a reabertura dos trabalhos da Câmara, que estava parada para recesso. Segundo o presidente da Casa, João Luiz Cordeiro (PSDB), haverá um balanço do que foi feito no primeiro semestre e uma solenidade. Hoje haverá, também, a reabertura dos trabalhos na Câmara Federal e no Senado. Na Assembleia Legislativa, os trabalhos serão retomados na próxima segunda-feira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]