• Carregando...

A cúpula do PMDB nacional estará amanhã em Curitiba para apresentar o documento "Para mudar o Brasil", sobre a candidatura própria do partido às eleições presidenciais de 2006. O governador Roberto Requião vai estar na Assembléia Legislativa às 16 horas para mostrar o programa, escrito com a ajuda do professor Carlos Lessa. Às 18h30, Requião participa de um debate na Fiep sobre o tema.

Campanha 2 – Segundo o chefe de gabinete do governador, Vanderlei Iensen, estão confirmadas a presença da governadora do Rio de Janeiro, Rosinha Garotinho; do ex-secretário de Segurança do Rio de Janeiro, Antony Garotinho; do governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira; do governador de Pernambuco, Jarbas Vasconcelos, e do ex-governador de São Paulo, Orestes Quércia. "Esse encontro no Paraná mostra a força política do governador Requião", diz Iensen.

Touchê – O PT também prepara um ato político para amanhã. Os três candidatos de esquerda à presidência estadual do partido, lançam um documento batizado de "PT: Política de Cara Limpa" no melhor estilo todos contra um. O deputado federal dr. Rosinha, o deputado estadual Tadeu Veneri e o ex-prefeito de Maringá, João Ivo Caleffi se unem contra o candidato do Campo Majoritário e atual presidente do PT, André Vargas. O evento será às 19 horas, no Hotel Del Rey. A eleição ocorre no dia 18. Fechando – O presidente estadual do PSDB, Valdir Rossoni, começa essa semana um giro pelo interior para filiar novas lideranças para disputar a eleição. Na capital, o quadro já está praticamente definido e o partido deve lançar pelo menos 10 candidatos a deputado estadual. "Faltam algumas regiões que ainda temos trabalhar nomes, mas em todas temos empresários e lideranças com potencial para se candidatar", disse o tucano.

Trio – O PSB está correndo atrás de reforços. O presidente estadual, Severino Araújo, convidou o vereador Ney Leprevost (PP), campeão de votos no Paraná, a vereadora Julieta Reis (sem partido), que está sendo cortejada por vários partidos e o superintendente da Secretaria de Governo, Luiz Malucelli Neto (PSDB), que é suplente de deputado estadual, com 28 mil votos, e homem de confiança do prefeito Beto Richa (PSDB). Os três devem disputar uma vaga na Assembléia Legislativa.

Direitos – Depende do governador Roberto Requião (PMDB) sacionar a lei que obriga as agências bancárias a disponibilizar sanitários para os clientes que estejam aguardando atendimento. O projeto do deputado Ademar Traiano (PSDB) já foi aprovado pela Assembléia Legislativa e abrange municípios com mais de 50 mil habitantes. O banco que descumprir a lei estará sujeito ao pagamento de multa no valor de R$ 1 mil por dia.

Urgente – O vice-presidente estadual do PMDB, Nereu Moura, avalia que a sociedade quer mudanças na legislação eleitoral, mas, ao mesmo tempo, está alheia ao assunto. Para o deputado, o assunto é mais urgente até do que a reforma tributária, mas deve ser definido a partir de um grande debate público. "A mudança não pode ficar restrita aos corredores do Congresso Nacional", disse. A fidelidade partidária, segundo ele, deve ser prioridade nas novas regras eleitorais.

Firmes – O PPS vai ignorar uma possível licença do presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), e manter a decisão de entrar amanhã com uma representação no Conselho de Ética por quebra de decoro. "O ideal seria que Severino renunciasse", afirma o único deputado federal do PPS do Paraná, Cesar Silvestri. O parlamentar faz parte da frente da oposição que defende a cassação do presidente da Câmara e defende o nome da colega de partido, a ex-juíza, Denise Frossard para o cargo.

Acordo – O decreto legislativo que anula o pacto de acionistas da Sanepar volta a ser discutido essa semana. O parecer do relator do projeto na Comissão de Constituição e Justiça, Barbosa Neto (PDT) está sendo aguardado para a reunião de terça-feira. O governo aprovou regime de urgência para votar a matéria. O presidente da Assembléia, Hermas Brandão (PSDB), disse que aguarda parecer jurídico de especialistas antes de incluir o decreto na pauta de votações.

Pinga-fogo

* O presidente da Comissão da Reforma Tributária, Reni Pereira (PSB), está propondo à Secretaria de Estado da Fazenda que sejam realizados estudos para a criação de Inspetorias de Fiscalização e Controle do ICMS.

* A idéia é acompanhar a movimentação das mercadorias e serviços envolvidos em transações internacionais de comércio exterior. As unidades seriam instaladas junto ou próximas às zonas primárias de Curitiba, Paranaguá, Foz do Iguaçu e Santa Helena.

* A entrega do título de vulto emérito ao presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Tadeu Marino Loyola Costa, deve trazer a Curitiba ministros do STF e STJ.

* A homenagem, proposta pelo vereador Fábio Camargo (PFL), está marcada para o dia 8 de dezembro, dia da Justiça.

* O presidente do diretório municipal do PDT, Jorge Bernardi, não sabe como atender todas as pessoas que desejam se filiar ao partido.

* Todos pedem para suas fichas serem abonadas pelo pré-candidato do PDT ao governo, Osmar Dias.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]