• Carregando...

"O governador é uma pessoa que vocês conhecem, explosiva, malcriada às vezes, mas é um homem que no fundo chora e tem pena dos outros. É uma pessoa humana."

Rafael Iatauro, chefe da Casa Civil, sobre seu patrão, o governador Roberto Requião (PMDB).

Campanha – O presidente nacional do PMDB, deputado federal Michel Temer (SP), candidato à reeleição, garantiu na quinta-feira à noite em Curitiba, que o Paraná terá vaga na Comissão Executiva que será eleita no dia 11 de março. Depois da reunião conduzida pelo presidente do PMDB, Renato Adur, Temer declarou que Requião seria seu escolhido na eleição anterior se o PMDB tivesse lançado candidato a presidente.

Esperança – Para satisfação do governador, Temer levantou a hipótese de lançar Requião pré-candidato a presidente em 2010. "Ele tem renome nacional e prestígio. Em todas as reuniões do Conselho Político, o presidente Lula tem afirmado que seu candidato sairá da coalizão", disse. Os olhos dos fiéis seguidores de Requião brilharam.

Reviravolta – A eminência de perder o emprego está movimentando os parentes de políticos na Assembléia Legislativa, na Câmara de Curitiba e no Tribunal de Contas. Advogados estão sendo contratados para acionar o Ministério Público do Paraná por constrangimento, discriminação, calúnia e difamação. O grupo de quase-demitidos está confiante de que a medida do MP pode ser derrubada na Justiça.

Clodovil – Recém-eleito primeiro secretário da Câmara dos Deputados, Osmar Serraglio (PMDB) faz demonstrações de que sabe manter a política de boa vizinhança. O parlamentar paranaense é só elogios ao colega Clodovil Hernandez (PTC), que cumpre o primeiro mandato. "É um cara muito inteligente", diz o paranaense.

Televisão – A simpatia por Clodovil, de acordo com Serraglio, nasceu pela televisão. "Tenho uma imagem boa dele desde a década de 70, quando ele participou de um programa do J. Silvestre. Lá estava o Clodovil, respondendo coisas sobre a Xica da Silva e acertando tudo, dando uma verdadeira aula sobre o assunto", diz.

Pós-festa – O término do carnaval deve ser o início do grosso da reforma ministerial de Lula. O período deve agitar a política paranaense. Entre os petistas mais cotados para assumir um cargo no primeiro escalão está Jorge Samek. Ele, no entanto, é tímido ao falar sobre o assunto. "Prefiro ficar na Itaipu, deixa isso pra lá", afirma.

Sem candidato – O chefe da Casa Civil, Rafael Iatauro, garante que a briga entre Roberto Requião e Beto Richa não tem nada a ver com as eleições municipais do ano que vem. Ele também jura que o governador ainda não tem um nome para a disputa. "O normal é o que o governo tenha candidato, mas é um assunto que não está em pauta. Posso atestar que o governador não tem nenhum nome em vista", diz.

Normalidade – Iatauro também afirma que consideraria "anormal" o prefeito Beto Richa não disputar a reeleição. "Ele é o atual prefeito e tem todas as condições de fazê-lo", afirma. Ainda assim, ele sustenta que a briga entre o prefeito e o governador não deve render votos para nenhuma das duas partes envolvidas.

Nepotismo – O deputado estadual Tadeu Veneri (PT) ainda está à caça das 18 assinaturas necessárias para encaminhar a Proposta de Emenda Constitucional que proíbe o nepotismo no estado. Ele espera fechar a lista na próxima sessão da Assembléia no dia 26. No ano passado, o projeto deixou de ser aprovado por apenas quatro votos de diferença.

Barreira – Depois de conseguir as assinaturas, o petista pode enfrentar um obstáculo complicado. O procedimento seguinte é a convocação de comissões, que deve ser feito pelo vice-presidente da Assembléia Legislativa, Antonio Anibelli (PMDB). O problema é que Anibelli é um dos aliados mais fiéis ao governador Roberto Requião. A esperança é uma intervenção direta do presidente da Casa, Nélson Justus (PFL). Mas ele também é aliado de Requião.

Pinga-fogo

Os vereadores do PPS encaminharam ao presidente da Câmara Municipal de Curitiba, João Cláudio Derosso, os nomes do partido que vão participar das comissões da Casa. ••• Tico Kuzma participará da comissão de Segurança Pública e Cidadania e vai tentar ser presidente. ••• O vereador Zé Maria integra a comissão de Educação e Cultura e também trabalhar pela presidência. ••• Após conhecer a estrutura e o funcionamento de diversos diretórios dos partidos democrata e republicano dos estados da Flórida e de Nova Iorque, a vereadora Nely Almeida (PSDB) visitou a ONU para reunir subsídios para discurso que fará no Dia Internacional da Mulher, que será comemorado no dia oito de março, pela Câmara de Curitiba. Nely é pré-candidata à presidência do diretório municipal de Curitiba.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]