• Carregando...
Valentini: um eleitor foi impedido de votar e houve pessoas que não encontrou seu nome na relação de votantes. | Dirceu Portugal/Gazeta do Povo
Valentini: um eleitor foi impedido de votar e houve pessoas que não encontrou seu nome na relação de votantes.| Foto: Dirceu Portugal/Gazeta do Povo

O candidato Moacir Luiz Pereira Valentini (PMDB), derrotado na eleição à prefeitura de Jussara, na Região Noroeste do Paraná, pretende ingressar com uma ação na Justiça Eleitoral para reverter o resultado das urnas. Valentini perdeu por apenas um voto de diferença para a candidata Luciana Mara Tachini Barbosa, que obteve nas urnas 1.876 votos contra 1.875 de Valentini.

Valentini alega que, além de um eleitor seu ter sido impedido de votar, houve problemas em várias urnas do município. "Um candidato a vereador foi impedido pela Justiça Eleitoral de votar por estar respondendo a um processo, além de outros fatos que estão chegando ao conhecimento do partido. Urnas ficaram por horas sem funcionar e pessoas que foram até o local de votação não encontraram o nome na lista. São fatos", diz Valentini, que acredita em uma reversão no resultado.

"Estamos levantando todos os casos e passando ao advogado que pretende anexar a ação. Sabemos das dificuldades, mas vamos lutar para reverter essa diferença", lembra Valentini, que por dois mandatos foi vereador e atualmente exerce o cargo de vice-prefeito do município. "Não vamos deixar todo o trabalho de campanha ser jogado fora."

Dos 5.193 votos da eleição do domingo no município, 117 foram anulados e 47 foram em branco. Além disso, 474 eleitores deixaram de comparecer aos locais de votação.

De acordo com o juiz eleitoral Fabiano Berbel, a eleição em Jussara ocorreu sem nenhum problema. "Podemos afirmar com segurança que as eleições no município transcorreram sem qualquer problema que pudesse levantar suspeita do resultado." Berbel disse que o candidato tem o direito de se manifestar.

"Nesse tipo de situação, os interessados que perdem acabam procurando algum motivo para questionar. O eleitor que deixou de votar estava com os direitos políticos suspensos por conta de uma condenação criminal. Foi à única situação", explicou ele.

Para o juiz eleitoral, a reversão dos resultados da eleição em Jussara é impossível. "A eleição foi impecável. O resultado é legítimo e dificilmente alguém poderá fazer um questionamento sério, com argumentação e provas concretas. Não observo nenhuma possibilidade de reverter o resultado, pois não houve qualquer problema nos locais de votação."

Eleições apertadas

Jussara não foi a única cidade do Paraná com votação apertada. Em Moreira Sales, também no Noroeste, o candidato a prefeito Luiz Volpado (PMDB) foi eleito por uma diferença de dois votos. O segundo colocado, Célio Pedreiro (PR), obteve 3.182 votos contra 3.184 de Volpato. No município, com 8.305 eleitores, 611 não compareceram às urnas, 336 votaram nulo e 98 em branco.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]