
Em ano eleitoral, a inauguração de obras e grandes eventos tornam-se vitrine para os pré-candidatos. Postulantes ao governo do Paraná, Gleisi Hoffmann (PT) e Beto Richa (PSDB) vão se encontrar mais uma vez no próximo sábado, na entrega de casas populares em Umuarama, no Noroeste do estado. Já na segunda-feira, os tucanos Richa e Aécio Neves, pré-candidato à presidência da República e presidente nacional do partido, deverão participar de uma feira rural em Cascavel, na região Oeste.
A agenda dos pré-candidatos deve ficar lotada de eventos pelo menos até 5 de julho, data-limite estipulada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que os candidatos participem da inauguração de obras ou façam qualquer tipo de propaganda de atos ou programas públicos.
O evento de entrega das 603 casas do programa Minha Casa, Minha Vida na manhã de sábado em Umuarama inicialmente teria a presença da presidente Dilma Rousseff (PT), mas ela cancelou a participação ontem, segundo a Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar). Richa e Gleisi, porém, estarão presentes e devem usar o microfone para antecipar a campanha eleitoral.
O Show Rural Coopavel, em Cascavel, é uma feira considerada como vitrine do agronegócio brasileiro e local típico de encontro entre políticos. Os aliados Aécio e Richa comparecerão na manhã da segunda-feira (3). A visita de Aécio ao Paraná é considerada a retomada das viagens do tucano em pré-campanha eleitoral.
A presença de Gleisi à feira rural ainda não foi oficialmente confirmada, mas não é descartada: no ano passado ela e a presidente Dilma visitaram o evento. A assessoria da ministra afirma que a agenda só é fechada poucos dias antes do evento.
O encontro entre pré-candidatos em inaugurações e eventos tem se tornado frequente desde o ano passado, como na entrega de um trecho de 18,7 quilômetros da BR-487, que reuniu Dilma, Richa e Gleisi em Campo Mourão em outubro.



