Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
eleição

Candidatura de Requião provoca ciúmes no PT

Gleisi Hoffmann, presidente da legenda, alega que manifestações de apoio ao governador paranaense fazem parte de um jogo de cena para beneficiar o PSDB

 | Divulgação PMDB
(Foto: Divulgação PMDB)

As constantes manifestações de peemedebistas de apoio à pré-candidatura de Roberto Requião para a Presidência da República fazem parte de um jogo de cena. E o interesse seria afastar PT e PMDB para beneficiar o tucano José Serra, governador de São Paulo, na corrida eleitoral. Esta foi a análise feita pela presidente do PT no Paraná, Gleisi Hoffmann, depois que o presidente nacional do PMDB, o deputado federal Michel Temer, declarou apoio a Requião. "Todas essas pessoas que estão incentivando a candidatura (do Requião) são comprometidas com o Serra. Existe um jogo interno de divisão do PMDB e o governador esta usando o pessoal do Serra para ganhar espaço na mídia e promover um distanciamento entre o PMDB e PT", disse Gleisi.

A moção de apoio de Temer ao nome de Requião para a disputa presidencial de 2010 aconteceu no domingo durante a convenção do partido em São Paulo. Apesar de defender uma aliança com o PT, Temer disse que vai apoiar o governador Requião caso o PMDB decida lançá-lo a presidente. Ontem, durante a convenção do PMDB no Paraná, que reconduziu o deputado estadual Waldyr Pugliesi a presidência da legenda, Requião foi aclamado como presidente do Brasil. "Vejo isso com otimismo. Vejo que o PMDB esta se encaminhando para apoio à candidatura própria e essa minha proposta programática cresce cada vez mais", afirmou Requião.

Durante o discurso, o governador disse que cobrou da executiva nacional do partido um programa de governo que valorize as políticas sociais do governo Lula e afaste o capital financeiro – nas palavras de Requião: "capital vadio". E voltou a ironizar a declaração de Lula sobre a formulação de uma lista tríplice de nomes para que a candidata petista Dilma Rousseff escolha o vice na chapa. "Pois bem. Eu já pedi que o PT faça uma lista sêxtupla para indicar um vice ao PMDB.".

Além de Temer, e do senador José Sarney (PMDB-AP), presidente do Senado, 15 dos 27 diretórios estaduais do PMDB já declararam apoio à pré-candidatura de Requião. Pugliesi ontem adiantou que as duas principais tarefas do partido em 2010 será construir uma forte candidatura de Orlando Pesutti ao governo do Paraná e a presidencial de Requião. Convencer a bancada de deputados federais do Paraná está entre as metas do partido. O deputado federal Odílio Balbinotti, que esteve ontem na convenção em Curitiba, já declarou o apoio, mas disse que a bancada ainda não está fechada em torno da candidatura de Requião. "Ele precisa acertar os detalhes em Brasília para ser o candidato do PMDB. O Requião precisa fechar com a nossa bancada federal. Ele é habilidoso", aconselhou o parlamentar.

* * * * * * * *

Interatividade

A candidatura de Requião faz parte de uma estratégia para unir peemedebistas e tucanos?

Escreva para leitor@gazetadopovo.com.br

As cartas selecionadas serão publicadas na Coluna do Leitor.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.